Uma Análise do Enfoque da Agroecologia no Ensino de Ciências/Química
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.236-248.483Palavras-chave:
Estado do conhecimento, Agroecologia, Ensino de Química.Resumo
Este trabalho analisa os resumos, artigos de eventos, artigos em revistas e trabalhos de conclusão de cursos relacionados ao emprego da Agroecologia no ensino de Ciências/Química no período de 2004 a 2016. Verificou-se, no paisagismo do “estado do conhecimento”, a emersão de três categorias de análise: pesquisa exploratória (49%), propostas didáticas (33%) e outros (18%). Os resultados foram apresentados a partir das categorias e das subcategorias, onde se buscou, por meio da análise de conteúdo, apresentar quais as contribuições dos pesquisadores e como está sendo feita a disseminação destas pesquisas. Ficou evidenciado que há pouca quantidade de trabalhos com esse enfoque e salienta-se a relevância deste estudo, não somente no que tange à educação no campo, mas principalmente no emprego da Agroecologia como recurso didático-metodológico para mediar práticas mais sustentáveis no ensino de Química.
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