Uma Análise do Enfoque da Agroecologia no Ensino de Ciências/Química
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.236-248.483Palavras-chave:
Estado do conhecimento, Agroecologia, Ensino de Química.Resumo
Este trabalho analisa os resumos, artigos de eventos, artigos em revistas e trabalhos de conclusão de cursos relacionados ao emprego da Agroecologia no ensino de Ciências/Química no período de 2004 a 2016. Verificou-se, no paisagismo do “estado do conhecimento”, a emersão de três categorias de análise: pesquisa exploratória (49%), propostas didáticas (33%) e outros (18%). Os resultados foram apresentados a partir das categorias e das subcategorias, onde se buscou, por meio da análise de conteúdo, apresentar quais as contribuições dos pesquisadores e como está sendo feita a disseminação destas pesquisas. Ficou evidenciado que há pouca quantidade de trabalhos com esse enfoque e salienta-se a relevância deste estudo, não somente no que tange à educação no campo, mas principalmente no emprego da Agroecologia como recurso didático-metodológico para mediar práticas mais sustentáveis no ensino de Química.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.