Uma Análise do Enfoque da Agroecologia no Ensino de Ciências/Química

Autores

  • Aline Locatelli Universidade de Passo Fundo
  • Karine de Freitas dos Santos Universidade de Passo Fundo.

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.236-248.483

Palavras-chave:

Estado do conhecimento, Agroecologia, Ensino de Química.

Resumo

Este trabalho analisa os resumos, artigos de eventos, artigos em revistas e trabalhos de conclusão de cursos relacionados ao emprego da Agroecologia no ensino de Ciências/Química no período de 2004 a 2016. Verificou-se, no paisagismo do “estado do conhecimento”, a emersão de três categorias de análise: pesquisa exploratória (49%), propostas didáticas (33%) e outros (18%). Os resultados foram apresentados a partir das categorias e das subcategorias, onde se buscou, por meio da análise de conteúdo, apresentar quais as contribuições dos pesquisadores e como está sendo feita a disseminação destas pesquisas. Ficou evidenciado que há pouca quantidade de trabalhos com esse enfoque e salienta-se a relevância deste estudo, não somente no que tange à educação no campo, mas principalmente no emprego da Agroecologia como recurso didático-metodológico para mediar práticas mais sustentáveis no ensino de Química. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Locatelli, Universidade de Passo Fundo

Doutora em Química, Professora adjunta II da Universidade de Passo Fundo-RS, atuando na área de Química e Ensino de Ciências/Química. Professora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM).

Karine de Freitas dos Santos, Universidade de Passo Fundo.

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo.

Downloads

Publicado

2017-05-23

Como Citar

Locatelli, A., & dos Santos, K. de F. (2017). Uma Análise do Enfoque da Agroecologia no Ensino de Ciências/Química. Revista Thema, 14(2), 236–248. https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.236-248.483

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)