Uma Análise do Enfoque da Agroecologia no Ensino de Ciências/Química

Autores/as

  • Aline Locatelli Universidade de Passo Fundo
  • Karine de Freitas dos Santos Universidade de Passo Fundo.

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.236-248.483

Palabras clave:

Estado do conhecimento, Agroecologia, Ensino de Química.

Resumen

Este trabalho analisa os resumos, artigos de eventos, artigos em revistas e trabalhos de conclusão de cursos relacionados ao emprego da Agroecologia no ensino de Ciências/Química no período de 2004 a 2016. Verificou-se, no paisagismo do “estado do conhecimento”, a emersão de três categorias de análise: pesquisa exploratória (49%), propostas didáticas (33%) e outros (18%). Os resultados foram apresentados a partir das categorias e das subcategorias, onde se buscou, por meio da análise de conteúdo, apresentar quais as contribuições dos pesquisadores e como está sendo feita a disseminação destas pesquisas. Ficou evidenciado que há pouca quantidade de trabalhos com esse enfoque e salienta-se a relevância deste estudo, não somente no que tange à educação no campo, mas principalmente no emprego da Agroecologia como recurso didático-metodológico para mediar práticas mais sustentáveis no ensino de Química. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Aline Locatelli, Universidade de Passo Fundo

Doutora em Química, Professora adjunta II da Universidade de Passo Fundo-RS, atuando na área de Química e Ensino de Ciências/Química. Professora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM).

Karine de Freitas dos Santos, Universidade de Passo Fundo.

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo.

Publicado

2017-05-23

Cómo citar

LOCATELLI, A.; DOS SANTOS, K. de F. Uma Análise do Enfoque da Agroecologia no Ensino de Ciências/Química. Revista Thema, Pelotas, v. 14, n. 2, p. 236–248, 2017. DOI: 10.15536/thema.14.2017.236-248.483. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/483. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Ciências Exatas e da Terra

Artículos más leídos del mismo autor/a