Produção de materiais didáticos a partir de coletivos quilombolas da Zona Sul do Rio Grande do Sul: cultura, terra e resistência

Autores/as

  • Georgina Helena Lima Nunes Universidade Federal de Pelotas
  • Leandro Haerter Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense
  • Deise Teresinha Radmann Cunha Universidade Federal de Pelotas
  • Sabrina de Souza Silva Universidade Federal de Pelotas

Palabras clave:

Educação quilombola, Comunidades negras rurais, Lei 10.639/03, Resistência negra.

Resumen

O texto que segue foi construído a partir de achados etnográficos apreendidos durante a realização do Projeto de Extensão “Cultura, Terra e Resistência: matrizes por onde construir materiais didáticos para comunidades quilombolas”, financiado pela SECAD/MEC e executado pela FaE/UFPel. O referido Projeto de Extensão encontra-se orientado pelas Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnico Raciais e pela Lei 10.639/03 que torna obrigatório, no âmbito da Educação Básica, o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira, e seu objetivo é a produção de um livro didático e de um DVD temático. O método etnográfico, a revisão bibliográfica específica e a formação de professores nos municípios envolvidos, consistem na metodologia empregada, cujo referencial empírico abrange 11 comunidades quilombolas. Nessa perspectiva, o Artigo procura apresentar o Projeto de Extensão, seus objetivos, suas categorias-chave e dados empíricos acerca do cotidiano quilombola das comunidades.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Georgina Helena Lima Nunes, Universidade Federal de Pelotas

Profa. Dra. em Educação.

Leandro Haerter, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Bacharel, Licenciado e Mestre em Ciências Sociais;

Técnico em Assuntos Educacionais do IF-Sul.

 

 

Deise Teresinha Radmann Cunha, Universidade Federal de Pelotas

Bolsista no Projeto de Extensão.

Sabrina de Souza Silva, Universidade Federal de Pelotas

Bolsista no Projeto de Extensão.

Publicado

2011-12-13

Cómo citar

LIMA NUNES, G. H.; HAERTER, L.; RADMANN CUNHA, D. T.; DE SOUZA SILVA, S. Produção de materiais didáticos a partir de coletivos quilombolas da Zona Sul do Rio Grande do Sul: cultura, terra e resistência. Revista Thema, Pelotas, v. 8, n. 2, 2011. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/108. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Ciências Humanas