A falácia da culpabilização do professor pelo fracasso escolar

Autores/as

  • Cláudio José de Holanda Cavalcanti UFRGS
  • Matheus Monteiro Nascimento UFRGS
  • Fernanda Ostermann UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.1064-1088.1059

Palabras clave:

Formação de professores, desempenho escolar, ENEM.

Resumen

Por meio de um estudo empírico, este trabalho apresenta uma crítica ao discurso que afirma que os problemas na formação de professores podem ser a principal causa do fraco desempenho dos alunos em testes escolares e em larga escala. Para fundamentar essa crítica, investigamos os microdados do ENEM de 2016 em conjunto com dois indicadores do INEP referentes à formação de professores e suas condições de trabalho. Defendemos a tese de que as inadequações na formação de professores, por si só, não explicam o bom ou o mau desempenho dos alunos na educação básica e nos testes em larga escala. Nesse sentido, tais insuficiências não podem ser usadas como estratégia para parlamentares e grandes meios de comunicação culparem o professor a fim de ocultar a omissão do Estado em relação à educação básica de nosso país. Por fim, defendemos a urgência de investir em mais políticas públicas que não sejam restritas a programas de formação de professores.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cláudio José de Holanda Cavalcanti, UFRGS

Possui graduação em Bacharelado Em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993) e doutorado em Física pela mesma universidade (2001). Por aprovação em concurso público, desde junho de 2006 é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em regime de dedicação exclusiva. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Modernização Curricular, atuando principalmente nos seguintes temas: inserção de tópicos de Física Moderna e Contemporânea no ensino médio, avaliações em larga escala, métodos mistos de pesquisa e outros temas relevantes em Ensino de Física.

Publicado

2018-08-14

Cómo citar

CAVALCANTI, C. J. de H.; NASCIMENTO, M. M.; OSTERMANN, F. A falácia da culpabilização do professor pelo fracasso escolar. Revista Thema, Pelotas, v. 15, n. 3, p. 1064–1088, 2018. DOI: 10.15536/thema.15.2018.1064-1088.1059. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1059. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Ciências Humanas

Artículos más leídos del mismo autor/a