Questões étnicorraciais: a relevância na prática didático-pedagógica dos professores do curso Técnico em Mecânica do CEFET-MG
Palabras clave:
Educação das Relações Étnico-raciais, PROEJA, formação de professores.Resumen
Este trabalho versa sobre as questões étnico-raciais e a prática didático-pedagógica de professores de um curso técnico em Mecânica na modalidade educação profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos (EJA). Essa modalidade vincula-se ao Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Utilizou-se, como lócus da pesquisa, uma instituição federal de educação tecnológica. O presente estudo teve como marcos legais a Lei n° 10.639/2003, que dispõe sobre a obrigatoriedade da inclusão, no currículo oficial das redes de ensino e em todos os níveis, a história e cultura afro-brasileira e africana, e o Decreto n° 5.840/2006 e suas diretrizes, apresentado no documento base do PROEJA. Esse estudo acena para a importância da realização de pesquisas sobre as questões étnico-raciais na educação com ênfase na prática didática e pedagógica dos professores do ensino técnico e da educação tecnológica.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.