Pequenas ações podem ativar memórias? A extensão universitária nas escolas públicas e as contribuições culturais africanas

Authors

  • Ana Paula Batista Araujo UFPel
  • Rosemar Gomes Lemos UFPel

Keywords:

oficinas . memória . contribuição africana, lei 10.639/2003

Abstract

Através da análise de atividades desenvolvidas nas escolas locais, sob iniciativa do Grupo de Extensão Universitária Design, Escola e Arte (DEA) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o presente artigo visa relatar as ações feitas junto a comunidade e  verificar se, realmente, este tipo de trabalho tem a capacidade de resgatar memórias  contribuindo com a formação do indivíduo. No trabalho é apresentado o método de ensino desenvolvido pelos graduandos e adotado na realização das atividades, destacando a importância de inserir questões culturais no cotidiano do aluno e\ou participante. Tal investigação teve por base os relatos escritos produzidos pelos graduandos, pelos estudantes de diversas faixas etárias, os registros de imagens analisados a luz dos conceitos de Memória abordados e pautados por pesquisadores desta área. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ana Paula Batista Araujo, UFPel

Mestranda em Memória Social e Patrimônio Cultural (UFPel); Especialista em Linguagens Verbais, Visuais e suas Tecnologias (IFSul/2010); Licenciada em Artes Visuais - Hab. Desenho e Computação Gráfica (UFPel/2005); Técnica em Desenho Industrial (ETFPel/2000)

Colaboradora do Grupo de Extensão DEA (Desing, Escola e Arte - UFPel)

Rosemar Gomes Lemos, UFPel

Professora Adjunta da Universidade Federal de Pelotas - Lotada no Centro de Desenvolvimento Tecnológico - Curso de Tecnologia em Geoprocessamento - Arquiteta - Drª em Engenharia Civil UFRGS

Coordenadora Geral do Grupo De Extensão Universitária Design, Escola e Arte - DEA

Published

2011-12-13

How to Cite

ARAUJO, A. P. B.; LEMOS, R. G. Pequenas ações podem ativar memórias? A extensão universitária nas escolas públicas e as contribuições culturais africanas. Revista Thema, Pelotas, v. 8, n. 2, 2011. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/98. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Ciências Humanas