Vida de Negro é díficil é dificil como o quê?
Keywords:
negro, escravidão, vida difílAbstract
RESUMO: Esse artigo tem como objetivo promover um diálogo a partir de um verso da música “Retirantes ’ dos compositores Jorge Amado e Dorival Caymmi: Vida de negro é difícil é difícil como o quê?, dando respostas através dos relatos históricos, numa dinâmica textual onde as abordagens e relatos da árdua passagem do negro no período escravocrata numa terra chamada Brasil, transformam o verso numa constante interação com os leitores. O trabalho fará citações da trajetória do negro desde sua chegada ao Brasil nos fétidos navios negreiros , bem como, descrever fatos que irão de justificar o quanto foi difícil para os negros sobreviverem longe de sua pátria. Por último, irá tecer comentários da historiografia do negro no período pré e pós abolição, fazendo do verso “Vida de negro é difícil é difícil como o quê? O verdadeiro questionamento que persiste quando no referimos ao papel do negro numa sociedade, que apesar de todos os avanços tecnológicos, não conseguiu assegurar seus direito como algo desvinculado da cor de sua pele.
Palavras-chave: negro, escravidão, vida difícil.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.