Comparação do desempenho dos modelos estatísticos aplicados a séries temporais de umidade relativa do ar
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.808-821.874Keywords:
Umidade Relativa do Ar, Modelos SARIMA, Modelos de Alisamento Exponencial, Modelos ARMAXAbstract
Modelos estatísticos aplicados a séries temporais vêm sendo empregados em diversas áreas e têm surgido como necessidade atual para empresas sobreviverem em um mercado globalizado e competitivo. Nesse contexto, o presente trabalho tem por objetivo apresentar uma comparação do desempenho dos modelos estatísticos: Autorregressivo de Médias Móveis Sazonal (SARMA), Autorregressivo de Médias Móveis e entrada de variáveis exógenas (ARMAX) e modelos de Alisamento Exponencial Holt-Winters aditivo/multiplicativo, ajustados a dados de umidade relativa do ar (UR). Os dados foram coletados junto ao Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) no período de 01 de outubro de 2001 a 22 de janeiro de 2014. Na comparação dos resultados e na seleção do melhor modelo foram utilizados os critérios Erro Absoluto Percentual Médio (MAPE), Erro Quadrático Médio (EQM), Média absoluta dos erros (MAD) e Soma dos quadrados das diferenças (SSE). No período analisado, observou-se que a média da UR foi de 76,03% com coeficiente de variação de 7,68% e a série em estudo apresentou sazonalidade, justificando o uso dos modelos propostos. Os resultados mostraram que o modelo ARMAX (3,0) com a inclusão de variáveis exógenas ajustou-se de forma adequada à UR, apresentado melhores resultados de previsão em relação aos seus concorrentes SARMA(3,0)(1,1)12 e o Holt-Winters multiplicativo/aditivo.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.