Educação ambiental através da reutilização de resíduos sólidos para a elaboração de brinquedos
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.927-942.865Keywords:
Prática Ambiental, Resíduos Reutilizáveis, Criatividade, Ensino Fundamental.Abstract
O trabalho tem como base a “Educação ambiental através da reutilização de resíduos sólidos para a elaboração de brinquedos”, estudo realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental Arco-Íris, localizada na cidade de Pelotas/RS. A turma do 1º ano escolhida para a micro intervenção ambiental contava com 25 estudantes, entre 6 e 7 anos. O questionamento que fecundou o projeto foi: é possível que estudantes do 1º ano do ensino fundamental entendam a importância da redução dos resíduos sólidos no meio ambiente a partir da elaboração de brinquedos com materiais reutilizáveis? A hipótese foi que ao produzirem seus próprios brinquedos, as crianças reconhecerão no que denominam “lixo”, possibilidades de transformação, criação e socialização protegendo o meio ambiente. A pesquisa teve como objetivo geral possibilitar transformações para a socialização, criatividade e educação ambiental a partir da elaboração de brinquedos utilizando resíduos sólidos reutilizáveis. A metodologia foi a pesquisa-ação que se caracteriza por apresentar caráter participativo, impulso democrático e contribuição a mudança social. A prática oportunizou o diálogo sobre o meio ambiente, a geração, redução e disposição final dos resíduos. Os estudantes perceberam que é através de dar as mãos entre as crianças e o meio ambiente, que o mundo tornar-se-á sustentável para os anos vindouros.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.