Educação ambiental através da reutilização de resíduos sólidos para a elaboração de brinquedos

Autores/as

  • Vitoria Schuller Siqueira IFSUL Pelotas - campus CaVG
  • Luciana Roso de Arrial IFSUL Pelotas - campus CaVG

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.927-942.865

Palabras clave:

Prática Ambiental, Resíduos Reutilizáveis, Criatividade, Ensino Fundamental.

Resumen

O trabalho tem como base a “Educação ambiental através da reutilização de resíduos sólidos para a elaboração de brinquedos”, estudo realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental Arco-Íris, localizada na cidade de Pelotas/RS. A turma do 1º ano escolhida para a micro intervenção ambiental contava com 25 estudantes, entre 6 e 7 anos. O questionamento que fecundou o projeto foi: é possível que estudantes do 1º ano do ensino fundamental entendam a importância da redução dos resíduos sólidos no meio ambiente a partir da elaboração de brinquedos com materiais reutilizáveis? A hipótese foi que ao produzirem seus próprios brinquedos, as crianças reconhecerão no que denominam “lixo”, possibilidades de transformação, criação e socialização protegendo o meio ambiente. A pesquisa teve como objetivo geral possibilitar transformações para a socialização, criatividade e educação ambiental a partir da elaboração de brinquedos utilizando resíduos sólidos reutilizáveis. A metodologia foi a pesquisa-ação que se caracteriza por apresentar caráter participativo, impulso democrático e contribuição a mudança social. A prática oportunizou o diálogo sobre o meio ambiente, a geração, redução e disposição final dos resíduos. Os estudantes perceberam que é através de dar as mãos entre as crianças e o meio ambiente, que o mundo tornar-se-á sustentável para os anos vindouros.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vitoria Schuller Siqueira, IFSUL Pelotas - campus CaVG

Técnica em Meio Ambiente

Luciana Roso de Arrial, IFSUL Pelotas - campus CaVG

Docente IFSUL Pelotas - campus CaVG

Professora orientadora do Trabalho de Conclusão de Curso

Doutora em Educação Ambiental - FURG.

Mestre em Educação Ambiental - FURG.

Arquiteta e Urbanista - UFPel

Publicado

2018-08-14

Cómo citar

SIQUEIRA, V. S.; ARRIAL, L. R. de. Educação ambiental através da reutilização de resíduos sólidos para a elaboração de brinquedos. Revista Thema, Pelotas, v. 15, n. 3, p. 927–942, 2018. DOI: 10.15536/thema.15.2018.927-942.865. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/865. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Ciências Humanas