Estado da Arte sobre avaliação no Ensino de Ciências
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.653-671.847Keywords:
avaliação, Ensino de Ciências, Estado da ArteAbstract
Ainda hoje aspectos tradicionais de uma avaliação classificatória são evidenciados nas concepções e práticas de professores no Ensino de Ciências. A compreensão sobre uma avaliação formativa não está consolidada e em muito precisa se avançar. Dessa forma, buscamos nesse artigo apresentar um Estado da Arte que mapeou as temáticas de pesquisa e as discussões que estão sendo desenvolvidas sobre avaliação no Ensino de Ciências por pesquisadores da área, nos últimos sete anos (2011 até 2017). As fontes para a realizar o Estado da Arte residiram: nas Atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), na Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (RBPEC) e na Scientific Eletronic Library Online (SciELO). A seleção dos trabalhos que compuseram a análise foi realizada a partir da leitura dos títulos, palavras-chave e resumos dos artigos. Analisamos 54 trabalhos que foram dispostos em sete temáticas: avaliações externas; métodos e instrumentos de avaliação; concepções de avaliação; estudos de revisão; avaliação e relações sociais; inclusão e avaliação; avaliação nos anos iniciais. Evidenciamos que o volume de publicações do ENPEC mostrou-se razoável. No entanto, os artigos recuperados da RBPEC e SciELO apresentaram um número pouco expressivo de produções. Com o mapeamento, visualizamos que a maior parte das pesquisas desenvolvidas sobre avaliação no Ensino de Ciências estão concentradas no Ensino Médio, por meio do estudo do ENEM, deixando assim, os anos finais e, principalmente, os anos iniciais e a Educação Infantil com uma carência de trabalhos.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.