Programa Nacional de Assistência Estudantil: proposta de formação continuada aos servidores do IFFAR

Autores

  • Janete Cordeiro Lorenzoni Centro Universitário Franciscano - UNIFRA
  • Maria Rute Depoi da Silva Centro Universitário Franciscano - UNIFRA
  • Fernanda Figueira Marquezan Centro Universitário Franciscano - UNIFRA
  • Eliane Aparecida Galvão Centro Universitário Franciscano - UNIFRA

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.634-652.843

Palavras-chave:

Educação Profissional, Formação Continuada, Políticas Públicas

Resumo

O artigo objetiva apresentar uma proposta de formação continuada aos servidores do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), acerca do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Evidencia-se, assim, a formação dos servidores, já que tanto a atuação dos docentes quanto dos técnicos têm implicações no ensino e na aprendizagem dos estudantes do Instituto. Para tanto, optou-se pela abordagem qualitativa, por meio da pesquisa documental e bibliográfica. Inicialmente, são apresentados marcos legais e o aporte teórico de autores que versam sobre as políticas educacionais. No decorrer do texto são discutidos aspectos da formação docente, frente a um paradigma inovador, demonstrando, assim, a necessidade de que todos os sujeitos envolvidos na educação e no ensino (re)conheçam o contexto escolar em seus diversos aspectos, e, por fim, descreve-se a proposta de formação continuada aos servidores do (IFFar).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janete Cordeiro Lorenzoni, Centro Universitário Franciscano - UNIFRA

Graduada pela Universidade Federal de Santa Maria (1987) em Tecnólogo em Cooperativismo, Especialista em Comunicação Social pela Universidade Católica de Pelotas (1994) e graduada em Serviço Social pela Universidade Regional do Noroeste do estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI (2013). Possui vasta experiência na área de organização cooperativa(1987 - 2004), desenvolveu atividade voluntária junto ao Conselho Comunitário Penitenciário de Camaquã (2004-2008), na área de socialização de apenados e egressos do sistema penitenciário. Servidora pública no Instituto Federal Farroupilha - Câmpus São Vicente do Sul, no cargo de Assistente Social (2014 ...)

Maria Rute Depoi da Silva, Centro Universitário Franciscano - UNIFRA

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2005). Especialização em Educação de Jovens e Adultos -EJA- com ênfase em Educação do Campo pelo Instituto Federal Farroupilha- Campus Santo Augusto (2012). Mestranda em Ensino de Humanidades e Linguagens - Centro Universitário Franciscano - UNIFRA (em andamento). É servidora pública, técnica em assuntos educacionais, do IF Farroupilha. Atua no Setor de Apoio Pedagógico, onde desenvolve trabalho de apoio e assessoramento na área de Educação, nos cursos de Ensino Médio Integrado, Ensino Subsequente, Educação de Jovens e Adultos -PROEJA, e Cursos Superiores de Licenciatura. Atuou no Setor de Apoio Pedagógico do Instituto Federal Farroupilha - Campus Santo Augusto, desde julho de 2010 até novembro de 2012 e no Campus Jaguari de novembro de 2012 até a presente data.

Fernanda Figueira Marquezan, Centro Universitário Franciscano - UNIFRA

Pedagoga Habilitação Anos Iniciais - Centro Universitário Franciscano Mestre em Educação - Universidade de Passo Fundo (UPF) Doutora em Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Docente do Curso de Pedagogia e do Mestrado em Ensino de Linguagens e Humanidades.

Eliane Aparecida Galvão, Centro Universitário Franciscano - UNIFRA

Licenciada em Pedagogia, especialista em Alfabetização pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição, especialista em Gestão Educacional (2004), mestre (2007) e doutora (2013) em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria/RS. É Professora Adjunta do Centro Franciscano UNIFRA/RS atuando em Cursos de Licenciaturas e de Pós-Graduação; orientadora de estágios curriculares e trabalhos de conclusão de curso. É Professora titular da Prefeitura Municipal de Santa Maria/RS, exercendo a função de coordenadora pedagógica na Secretaria de Município de Educação de Santa Maria/RS (2009-2016). É coordenadora do curso de Pedagogia do Centro Universitário Franciscano e membro do colegiado do mestrado em ensino de Humanidades e Linguagens . Tem experiência na área de Educação, com ênfase nas seguintes temáticas:, formação de professores, gestão escolar, políticas públicas, ensino superior, alfabetização, educação de jovens e adultos. É professora pesquisadora dos seguintes Grupos de Pesquisa: Grupo de Pesquisa GPFOPE/UFSM; FORPRODOC- /UNIFRA/RS.

Downloads

Publicado

2018-05-22

Como Citar

LORENZONI, J. C.; DA SILVA, M. R. D.; MARQUEZAN, F. F.; GALVÃO, E. A. Programa Nacional de Assistência Estudantil: proposta de formação continuada aos servidores do IFFAR. Revista Thema, Pelotas, v. 15, n. 2, p. 634–652, 2018. DOI: 10.15536/thema.15.2018.634-652.843. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/843. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas