Programa Nacional de Assistência Estudantil: proposta de formação continuada aos servidores do IFFAR
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.634-652.843Keywords:
Educação Profissional, Formação Continuada, Políticas PúblicasAbstract
O artigo objetiva apresentar uma proposta de formação continuada aos servidores do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), acerca do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Evidencia-se, assim, a formação dos servidores, já que tanto a atuação dos docentes quanto dos técnicos têm implicações no ensino e na aprendizagem dos estudantes do Instituto. Para tanto, optou-se pela abordagem qualitativa, por meio da pesquisa documental e bibliográfica. Inicialmente, são apresentados marcos legais e o aporte teórico de autores que versam sobre as políticas educacionais. No decorrer do texto são discutidos aspectos da formação docente, frente a um paradigma inovador, demonstrando, assim, a necessidade de que todos os sujeitos envolvidos na educação e no ensino (re)conheçam o contexto escolar em seus diversos aspectos, e, por fim, descreve-se a proposta de formação continuada aos servidores do (IFFar).Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.