A leitura digital no contexto escolar: desafios e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.269-281.735Keywords:
Práticas de leitura juvenil. Leitura literária. Plataformas de leitura. Texto impresso. Texto digital.Abstract
Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com estudantes das séries finais do ensino fundamental de uma escola do campo no interior do Rio Grande do Sul, na qual buscamos empregar metodologias que permitissem verificar os desafios e as possibilidades da leitura digital no contexto escolar. Partindo de fundamentação teórica relevante (CHARTIER, 1999, 2003; COLOMER, 2007; ROJO, 1998; SOBRAL, 2002; TERRA, 2015), inicialmente, foi aplicado um questionário a fim de conhecer as preferências de leitura dos alunos. Em seguida, foram realizadas práticas de leitura em meio impresso e digital para avaliar a recepção dos alunos à leitura literária nas diferentes plataformas. A partir dos dados obtidos, constatamos que a leitura digital é uma importante ferramenta a ser utilizada pelos educadores uma vez que permite o acesso instantâneo e em qualquer lugar ao texto. Também que esse tipo de leitura não minimiza a importância do livro impresso, pois, mesmo tendo acesso à internet, muitos educandos demonstram ter preferência pelo contato com o papel durante a leitura e mesmo aqueles que gostam da leitura em meio digital não descartam a prática da leitura em meio impresso.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.
 
						 
							


