Contação de histórias: um caminho para despertar o gosto pela leitura

Autores

  • Viviane Schneider Rodrigues Rede estadual de ensino no município de Ibirubá-RS.
  • Silvani Lopes Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V17.2020.545-555.1055

Palavras-chave:

Contação de histórias, formação de leitores, leitura prazerosa.

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida com uma turma de 9º ano do ensino fundamental, de uma escola da rede estadual no município de Ibirubá/RS, com a qual foi realizada práticas de leitura e contação de histórias de livros da literatura infantil e juvenil, em uma proposta de leitura criativa e interativa. O objetivo geral da pesquisa foi despertar e (ou) resgatar o gosto pela leitura literária entre adolescentes e jovens. Sendo assim, realizou-se previamente a leitura de livros literários, os quais foram escolhidos pelos alunos, e a posterior discussão e contação das obras lidas nas aulas de Língua Portuguesa. A pesquisa, do tipo pesquisa-ação, já que uma das pesquisadoras era também a regente de classe da turma pesquisada, foi desenvolvida com vista a qualificar a prática pedagógica docente. A pesquisa alcançou resultados bastante significativos no sentido de trazer motivação aos alunos para a continuidade da prática da leitura literária, os quais, ao final da pesquisa, mostraram-se instigados a buscar novas obras e autores. A ação, inicialmente pensada para a turma de 9º ano, acabou por contagiar e promover o interesse pela leitura entre os demais alunos da instituição de ensino onde ocorreu a investigação, quando se propôs levar os relatos de leitura para além da sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Schneider Rodrigues, Rede estadual de ensino no município de Ibirubá-RS.

Professora na rede estadual de ensino de Ibirubá-RS. Graduada em Letras – Português/Espanhol pela Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ) e Especialista em Ensino, Linguagens e suas Tecnologias pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Ibirubá.

Silvani Lopes Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS

Graduada e Mestre em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e doutoranda em Letras pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).

Downloads

Publicado

2020-06-30

Como Citar

SCHNEIDER RODRIGUES, V.; LOPES LIMA, S. Contação de histórias: um caminho para despertar o gosto pela leitura. Revista Thema, Pelotas, v. 17, n. 2, p. 545–555, 2020. DOI: 10.15536/thema.V17.2020.545-555.1055. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1055. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Linguística, Letras e Artes

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)