A leitura digital no contexto escolar: desafios e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.269-281.735Palavras-chave:
Práticas de leitura juvenil. Leitura literária. Plataformas de leitura. Texto impresso. Texto digital.Resumo
Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com estudantes das séries finais do ensino fundamental de uma escola do campo no interior do Rio Grande do Sul, na qual buscamos empregar metodologias que permitissem verificar os desafios e as possibilidades da leitura digital no contexto escolar. Partindo de fundamentação teórica relevante (CHARTIER, 1999, 2003; COLOMER, 2007; ROJO, 1998; SOBRAL, 2002; TERRA, 2015), inicialmente, foi aplicado um questionário a fim de conhecer as preferências de leitura dos alunos. Em seguida, foram realizadas práticas de leitura em meio impresso e digital para avaliar a recepção dos alunos à leitura literária nas diferentes plataformas. A partir dos dados obtidos, constatamos que a leitura digital é uma importante ferramenta a ser utilizada pelos educadores uma vez que permite o acesso instantâneo e em qualquer lugar ao texto. Também que esse tipo de leitura não minimiza a importância do livro impresso, pois, mesmo tendo acesso à internet, muitos educandos demonstram ter preferência pelo contato com o papel durante a leitura e mesmo aqueles que gostam da leitura em meio digital não descartam a prática da leitura em meio impresso.
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