A leitura digital no contexto escolar: desafios e possibilidades

Autores

  • Marciele Scholl Rede Estadual de Ensino do RS.
  • Silvani Lopes Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.269-281.735

Palavras-chave:

Práticas de leitura juvenil. Leitura literária. Plataformas de leitura. Texto impresso. Texto digital.

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com estudantes das séries finais do ensino fundamental de uma escola do campo no interior do Rio Grande do Sul, na qual buscamos empregar metodologias que permitissem verificar os desafios e as possibilidades da leitura digital no contexto escolar. Partindo de fundamentação teórica relevante (CHARTIER, 1999, 2003; COLOMER, 2007; ROJO, 1998; SOBRAL, 2002; TERRA, 2015), inicialmente, foi aplicado um questionário a fim de conhecer as preferências de leitura dos alunos. Em seguida, foram realizadas práticas de leitura em meio impresso e digital para avaliar a recepção dos alunos à leitura literária nas diferentes plataformas. A partir dos dados obtidos, constatamos que a leitura digital é uma importante ferramenta a ser utilizada pelos educadores uma vez que permite o acesso instantâneo e em qualquer lugar ao texto. Também que esse tipo de leitura não minimiza a importância do livro impresso, pois, mesmo tendo acesso à internet, muitos educandos demonstram ter preferência pelo contato com o papel durante a leitura e mesmo aqueles que gostam da leitura em meio digital não descartam a prática da leitura em meio impresso. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marciele Scholl, Rede Estadual de Ensino do RS.

Especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ) e em Ensino, Linguagens e suas Tecnologias pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Ibirubá. Docente na rede pública municipal e estadual em Ibirubá (RS).

Silvani Lopes Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS

Graduada e Mestre em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e doutoranda em Letras pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).

Downloads

Publicado

2018-03-01

Como Citar

Scholl, M., & Lopes Lima, S. (2018). A leitura digital no contexto escolar: desafios e possibilidades. Revista Thema, 15(1), 269-281. https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.269-281.735

Edição

Seção

Linguística, Letras e Artes

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.