O ensino de automação: ambiente escolar automatizável por meio do desenvolvimento de um painel eletroeletrônico centralizado

Authors

  • Luís Gustavo Fernandes dos Santos IFSul
  • Italo Gabriel Neide UNIVATES
  • Márcia Jussara Hepp Rehfeldt UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.77-87.472

Keywords:

Educar pela Pesquisa, Ensino de Automação, Domótica.

Abstract

O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que abordou o ensino da automação, por meio de conceitos domóticos. Portanto, tem como objetivo socializar, entre professores da área técnica, o desenvolvimento de um painel eletroeletrônico que foi desenvolvido, em parceria, entre o professor titular e os alunos. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, desenvolvida à luz da tendência Educar pela Pesquisa, objetivando despertar o interesse dos estudantes pelo conteúdo da disciplina de Automação. O estudo foi desenvolvido em uma escola pública do município de Charqueadas, Rio Grande do Sul, com a participação de dezenove alunos do 4º ano do Ensino Médio Técnico Integrado em Mecatrônica. Os resultados encontrados indicaram que o questionamento reconstrutivo se fez presente, favorecendo o ambiente de aprendizagem e consolidando a parceria entre professor e alunos em busca do conhecimento na área de automação.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Luís Gustavo Fernandes dos Santos, IFSul

Mestre em Ensino de Ciências Exatas pela UNIVATES.

Professor de Automação no IFSul.

Italo Gabriel Neide, UNIVATES

Doutor em Física (UFRGS)

Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, UNIVATES

Doutora em Informática na Educação (UFRGS)

Published

2017-08-05

How to Cite

SANTOS, L. G. F. dos; NEIDE, I. G.; REHFELDT, M. J. H. O ensino de automação: ambiente escolar automatizável por meio do desenvolvimento de um painel eletroeletrônico centralizado. Revista Thema, Pelotas, v. 14, n. 3, p. 77–87, 2017. DOI: 10.15536/thema.14.2017.77-87.472. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/472. Acesso em: 3 jul. 2024.

Issue

Section

Ciências Humanas