Iniciativas de pesquisa e intervenção na educação do campo: o seminário integrado na E.E.E.M. Antônio Conselheiro
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.151-168.453Keywords:
Escola do campo, Seminário Integrado, Ensino médio politécnico, Realidade.Abstract
Neste artigo, tratamos da experiência de implantação do ensino médio politécnico em uma Escola do Campo, E. E. E. M. Antônio Conselheiro, situada no Assentamento Bom Será, em Santana do Livramento/RS. Buscamos compreender se o instrumento Seminário Integrado, componente curricular do Ensino Médio Politécnico, pode se tornar um espaço de pesquisa e intervenção na realidade da educação do campo. Para tanto, utilizou-se o Método Estudo de Caso. Foram realizadas entrevistas com 21 educandos do curso, uma educadora e a diretora da escola. Além disto, foi utilizada a técnica da observação e anotação em diário de campo. Percebemos que, na escola estudada, há iniciativas para construir um desenho curricular que fomente a autonomia e a auto-organização dos educandos para participar da gestão escolar e das atividades sociais comunitárias e, atuar na realidade. Neste contexto, o componente Seminário Integrado vai além de integrar os conhecimentos escolares, pois possibilita um espaço de estudo, discussão e intervenção sobre questões da realidade local, seja da memória e pertença as comunidades, seja das questões de modelo de produção agrícola, ou mesmo da convivência e auto-organização dos educandos diante da situação da escola. Este componente, portanto, estava constituindo-se como espaço com potencial para legitimar ações de pesquisa e intervenção na realidade no ensino médio da escola do campo.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.