Jovens feministas: um estudo sobre o feminismo no Instituto Federal Sul-rio-grandense

Autores

  • Francieli Duarte Vieira Sartório Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL)
  • Daniela Medeiros de Azevedo Prates Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL)
  • Samir Dessbsel Ferreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL)

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.20-36.449

Palavras-chave:

Feminismo, Jovens, Gênero, Escola

Resumo

O presente artigo assume como objetivo analisar a constituição do grupo de jovens militantes feministas cuja atuação no câmpus Charqueadas do Instituto Federal Sul-rio-grandense possibilita a problematização de questões de gênero no âmbito escolar.  O estudo ancora-se no campo de conhecimento sobre o feminismo e leva em consideração as arguições de diversos autores, como Beauvoir, Louro e Perrot que discorrem sobre a temática.  Como procedimentos metodológicos foram realizadas observações junto ao grupo ao longo de dez semanas e entrevista semiestruturada com cinco integrantes do mesmo. Pode-se inferir que os participantes do grupo buscam difundir no espaço escolar a igualdade de direito entre os sexos.  Para a elaboração da presente pesquisa o estudo dividiu-se em duas etapas: a primeira aborda alguns apontamentos sobre a discriminação de gênero e a segunda traz reflexões e análises sobre o grupo investigado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francieli Duarte Vieira Sartório, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL)

Acadêmica do Curso de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (lato sensu) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSUL- Câmpus Charqueadas, RS

Daniela Medeiros de Azevedo Prates, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL)

Doutora em Educação pela Universidade do Rio Grande do Sul (UFRGS), docente em Sociologia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL)  e no Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), pesquisadora no Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade (NECCSO/UFRGS) e Gênero e Diversidade (NUGED/IFSUL)

Samir Dessbsel Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL)

Possui graduação em Filosofia - Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2003) e mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (2006). Atualmente é Professor de Filosofia do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Tem experiência na área de Filosofia. Atuando principalmente nos seguintes temas: teoria da justiça, ética, construtivismo, Kant, Rawls.

Downloads

Publicado

2017-08-05

Como Citar

DUARTE VIEIRA SARTÓRIO, F.; MEDEIROS DE AZEVEDO PRATES, D.; DESSBSEL FERREIRA, S. Jovens feministas: um estudo sobre o feminismo no Instituto Federal Sul-rio-grandense. Revista Thema, Pelotas, v. 14, n. 3, p. 20–36, 2017. DOI: 10.15536/thema.14.2017.20-36.449. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/449. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas