Uma revisão de literatura sobre a formação musical continuada de professores generalistas

Autores

  • Vitor Hugo Rodrigues Manzke UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.320-330.334

Palavras-chave:

Formação continuada, Professores generalistas, Metodologias e conteúdos

Resumo

Este texto é um recorte da revisão de literatura de uma pesquisa de mestrado em andamento. Busca compreender e refletir sobre a formação musical de professores generalistas, em especial os processos de formação continuada com ênfase nas metodologias e conteúdos. Foram mapeadas publicações da Associação Brasileira de Educação Musical - ABEM, nos co gressos e revistas, partindo de um mapeamento já publicado por Werle e Bellochio (2009) e ampliado neste trabalho até o ano de 2013. Pela leitura e reflexão dos trabalhos foi possível perceber que uma produção acadêmica mais ampla e direcionada aos conteúdos e metodologias poderia contribuir ainda mais para que se conquiste espaços para a educação musical na formação destes professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vitor Hugo Rodrigues Manzke, UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina

Vitor Manzke é mestrando do Programa de Pós-graduação em Música - PPGMUS - Educação Musical - da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC e Licenciado em Música da Universidade Federal de Pelotas, onde desenvolveu trabalhos nas áreas de Musicalização Infantil e formação de inicial e continuada de professores não especialistas em música. Atua, desde 2011, como professor convidado nos cursos de Formação Continuada promovidos pelo Núcleo de Estudos em Ciências e Matemática NECIM do IF-Sul campus CAVG, ministrando oficinas de Musicalização Infantil para professores não especialistas em música. Foi professor em diversas escolas de educação infantil na cidade de Pelotas-RS, de julho de 2011 a fevereiro de 2014 foi foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID/CAPES/MEC, em 2011 teve seu trabalho de pesquisa condecorado no CIC/UFPel-2011, como Trabalho Destaque da área em que concorreu. Em 2012 desenvolveu o projeto de Percussão no Folclore Brasileiro como monitor do programa Mais Educação/MEC na Escola Municipal de Ensino Fundamental Nestor Eliseu Crochemore zona rural Pelotas/RS

Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo, UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina

Bacharel em Composição e Regência pela Faculdade de Artes Alcântara Machado - SP(1981), Mestre em Música (Educação Musical) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990) e Doutor (Ph D) em Educação Musical pelo Royal Melbourne Institute of Technology - RMIT University, Melbourne, Austrália (2003). Pós-doutorado realizado junto ao Centro de Investigação em Psicologia da Música e da Educação Musical - CIPEM, no Instituto Politécnico do Porto, em Portugal (2011-2012). Foi pesquisador CNPq (PQ 2) entre 2011 e 2013. Atualmente é professor associado da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, atuando nas áreas de canto coral, regência e educação musical. É professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Música - Mestrado da UDESC.

Downloads

Publicado

2017-02-23

Como Citar

MANZKE, V. H. R.; FIGUEIREDO, S. L. F. de. Uma revisão de literatura sobre a formação musical continuada de professores generalistas. Revista Thema, Pelotas, v. 14, n. 1, p. 320–330, 2017. DOI: 10.15536/thema.14.2017.320-330.334. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/334. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Linguística, Letras e Artes