Quilombola School Education and access to Brazilian public Higher Education

Authors

  • Matheus Monteiro Nascimento Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre/RS - Brasil
  • Alan Alves-Brito Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre/RS - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V23.2024.205-223.3136

Keywords:

quilombola school education, educational inequalities, race, social class

Abstract

In current discussions on differentiated quilombola school education, race-class ambiguity presents itself as an important epistemic obstacle. Despite a few decades of analytical investment in problematizing ethnic-racial relations within Brazilian school context, research has not yet been carried out with a specific focus on the performance of quilombola students. Therefore, in the present study, we analyze the students results in the National High School Exam (ENEM) and evaluate whether this performance allows quilombola students to enter Brazilian public Higher Education. We developed a quantitative study using data from ENEM and the Basic Education Census to establish reflections on how the meanings of race and social class interact and materialize in contemporary school inequalities. Methodologically, we use descriptive statistics interpreted considering educational and sociological literature. The results reveal that quilombola students have, on average, a socioeconomic profile that can be associated with the lower class so that their chances of entering Higher Education are restricted. We discuss the results based on the myth of racial democracy and meritocracy as well as problematize public policy actions for quilombola school education.

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Author Biographies

Matheus Monteiro Nascimento, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre/RS - Brasil

O Professor Matheus Monteiro Nascimento é Licenciado em Física pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS - 2014), mestre em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS - 2016) e doutor em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS - 2019). Atualmente é Professor Adjunto do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física da UFRGS. Sua tese de doutorado intitulada "O acesso ao ensino superior público brasileiro: um estudo quantitativo a partir dos microdados do Exame Nacional do Ensino Médio" recebeu menção honrosa no Prêmio CAPES Tese do ano de 2020. Seus interesses de pesquisa concentram-se nas relações entre as sociologias da educação, do conhecimento e da ciência com a área da Educação em Ciências. Publicações recentes incluem análises de desigualdades educacionais na Educação em Ciências e questões teóricas e metodológicas da pesquisa em Educação em Ciências. É editor adjunto do Caderno Brasileiro de Ensino de Física.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9156636264886572

Alan Alves-Brito, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre/RS - Brasil

Cursou Bacharelado em Física na Universidade Estadual de Feira de Santana (2002), Mestrado (2004) e Doutorado (2008) em Ciências (Astrofísica Estelar) no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP. Realizou estágios de doutorado no Chile (Alfa/LENAC), Estados Unidos (FAPESP) e Austrália (Sanduíche CAPES). Foi pesquisador visitante em centros de pesquisa em Portugal e Alemanha. Realizou estágios de pós-doutorado (2008-2014) no Chile (PUC) e na Austrália (Swinburne University e Australian National University, onde também atuou como Super Science Fellow). Atualmente é Professor Adjunto no Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa, extensão, divulgação científica e gestão. Cursou especialização em Literatura Brasileira (UFRGS, 2023) e, atualmente, cursa doutorado em educação (UFRGS, 2023). Tem trabalhado em pesquisa (Programas de Pós-Graduação em Física/UFRGS; PPG em Ensino de Física/UFRGS; PPG em Divulgação em Ciências/Fiocruz; e no Núcleo de Estudos Africanos, Afro-Brasileiros e Indígenas/UFRGS) em temas voltados para a evolução química de diferentes populações estelares da Via Láctea, educação e divulgação de Astronomia e Física, incluindo questões decoloniais, étnico-raciais, de gênero e suas intersecções nas ciências exatas. Membro da União Astronômica Internacional, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Sociedade Astronômica Brasileira, Sociedade Brasileira de Física, Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) e da Associação de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC), foi eleito em 2014 Membro Correspondente da Academia de Ciências da Bahia. Coordena o PLOAD (Portuguese Language Office of Astronomy for Development) e é representante brasileiro no Office for Education, ambos da União Astronômica Internacional. Foi diretor do Observatório Astronômico da UFRGS (2017-2020) e membro da diretoria da Sociedade Astronômica Brasileira (2018-2020). Atualmente é membro da diretoria da ABRAPEC. Autor de artigos, livros de ciências e literatura, educação e divulgação em ciências, um deles finalista do Prêmio Jabuti 2020. Foi agraciado com o Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica 2022, na Categoria Pesquisador e Escritor.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2662775834462406

Published

2024-04-02

How to Cite

NASCIMENTO, M. M.; ALVES-BRITO, A. Quilombola School Education and access to Brazilian public Higher Education. Revista Thema, Pelotas, v. 23, n. 1, p. 205–223, 2024. DOI: 10.15536/thema.V23.2024.205-223.3136. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3136. Acesso em: 25 nov. 2024.

Issue

Section

Ciências Humanas

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