A inovação tecnológica e os desafios representados pela Inteligência Artificial

Autores

  • José dos Santos Machado Instituto Federal de Sergipe – IFS, Estância/SE – Brasil.
  • Francisco Sandro Rodrigues Holanda Instituto Federal de Sergipe – IFS, Estância/SE – Brasil.
  • Arilmara Abade Bandeira Instituto Federal de Sergipe – IFS, Estância/SE – Brasil.
  • Adauto Cavalcante Menezes Instituto Federal do Amapá - IFAP, São Cristóvão/SE - Brasil.
  • Toniclay Andrade Nogueira Instituto Federal de Sergipe – IFS, Estância/SE – Brasil.
  • Jane Barbosa Santos Instituto Federal do Amapá - IFAP, São Cristóvão/SE - Brasil.
  • Ana Lis Pimentel Brilhante Instituto Federal do Amapá - IFAP, Laranjal do Jari/SE - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V22.2023.151-168.2991

Palavras-chave:

Aprendizagem de máquina, grandes dados, inovação digital, Internet das Coisas

Resumo

A Inteligência Artificial (IA) é definida como um amplo ramo da ciência da computação que lida com a construção de máquinas “inteligentes”, capazes de realizar tarefas que normalmente requerem inteligência humana e carrega um enorme potencial para novos serviços e produtos. O objetivo do presente estudo foi identificar os principais desafios para a inovação tecnológica apresentados pela utilização da Inteligência Artificial. Foi realizada uma revisão conhecida como Scoping Review, usando critérios do Cochrane Systematic Reviews associados ao PRISMA, na base Scopus e foram identificados 1.391 registros, usando os descritores artificial intelligence, innovation e challenges. Por meio dos métodos de seleção e classificação foram analisados 40 artigos, que sinalizam que as principais áreas da ciência que estão utilizando a Inteligência Artificial como inovação tecnológica são ciência da computação, engenharias e ciências sociais. Os principais desafios encontrados foram; permitir com IA ofertas de inovações autônomas, integrar a tecnologia de IA nas organizações para processos e resultados de inovação digital, falta de especialistas na área de IA e a necessidade de reformulação das leis e regulamentos referentes a IA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José dos Santos Machado, Instituto Federal de Sergipe – IFS, Estância/SE – Brasil.

Doutorando no PPGPI - Programa de Pós Graduação em Ciência da Propriedade Intelectual - UFS (2023). Mestrado em Ciência da Computação no Programa de Pós-graduação de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos da UFS (2018). Especialização em Tecnologias Para Aplicações Web pela UNOPAR (2015). Graduação em Informática Licenciatura pela Universidade Tiradentes (2014). Atualmente Técnico de Tecnologia da Informação do Instituto Federal de Sergipe, com a função de Coordenador de Tecnologia da Informação. Pesquisador na área da Ciência da Computação, Fog Computing, Cloud Computing, Computação Distribuída, IoT e Propriedade Intelectual.

Francisco Sandro Rodrigues Holanda, Instituto Federal de Sergipe – IFS, Estância/SE – Brasil.

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Ceará (1985), mestrado em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal de Lavras (1992) e doutorado em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (1996)/Purdue University e Pós-Doutorado pela Universidade de Wisconsin (EUA). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Sergipe, Coordenador do Laboratório de Erosão e Sedimentação - LABES e lider do Grupo de Pesquisa em Gestão Hidroambiental do Baixo São Francisco. Tem experiência na área de Engenharia de Água e Solo, com ênfase em Conservação de Solo e Água, atuando principalmente nos seguintes temas: Bioengenharia de solos, demais técnicas de controle de erosão e Empreendedorismo AGRO Sustentável.

Arilmara Abade Bandeira, Instituto Federal de Sergipe – IFS, Estância/SE – Brasil.

Doutoranda do Curso de Ciência da Propriedade Intelectual - PPGPI/UFS, Mestra em Desenvolvimento e Meio Ambiente (2005), Engenheira de Segurança do Trabalho (2010), Especialista em Educação Profissional e Tecnológica (2020), Especialista em Sistema de Gestão Integrado - Qualidade, Meio Ambiente e Segurança e Saúde Ocupacional (2006), Especialista em Engenharia Sanitária e Ambiental (1999) e Engenheira Civil (1986). Professora do Curso Superior de Engenharia Civil e de Cursos Técnicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe - IFS - Campus Estância e Avaliadora de Reconhecimento de Curso pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Atuou como Consultora de Sistema de Gestão Integrado, nas áreas de Qualidade e Meio Ambiente e como Auditora Interna de Sistema de Gestão da Qualidade de acordo com a norma ABNT 9001 e PBQP-H.

Adauto Cavalcante Menezes, Instituto Federal do Amapá - IFAP, São Cristóvão/SE - Brasil.

É Doutorando em Ciências da Computação pela Universidade Federal da Bahia, Mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Sergipe, possui Pós-graduações Lato Sensu em Sistemas de Telecomunicações e em Redes de Computadores pela Escola Superior Aberta do Brasil. MBA em Governança de Tecnologia da Informação pela Estácio de Sá. Sólida experiência na área de telecomunicações e tecnologia da informação, principalmente em redes corporativas. Capacidade de liderança, habilidade de negociação e visão estratégica. Atualmente atua como Professor EBTT na área de Informática no Instituto Federal do Amapá.

Toniclay Andrade Nogueira, Instituto Federal de Sergipe – IFS, Estância/SE – Brasil.

Mestrado em Ciência da Computação pela UFS, Pós Graduação em Geotecnologia pelo IFS, Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade Tiradentes. Atualmente é Professor e Chefe do Departamento de Administração do Campus São Cristóvão - IFS (Instituto Federal de Sergipe). Possui experiência na área de Ciência da Computação com ênfase em Gerenciamento e segurança da informação.

Jane Barbosa Santos, Instituto Federal do Amapá - IFAP, São Cristóvão/SE - Brasil.

Graduada em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe - UFS, com experiência na área da educação através do programa do PIBID.

Ana Lis Pimentel Brilhante, Instituto Federal do Amapá - IFAP, Laranjal do Jari/SE - Brasil.

Mestra em Educação Profissional e Tecnológica, atuando como docente de Língua Portuguesa e Literatura no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá, Campus Laranjal do Jari.

Downloads

Publicado

2023-04-14

Como Citar

MACHADO, J. dos S.; HOLANDA, F. S. R.; BANDEIRA, A. A.; MENEZES, A. C.; NOGUEIRA, T. A.; SANTOS, J. B.; BRILHANTE, A. L. P. A inovação tecnológica e os desafios representados pela Inteligência Artificial. Revista Thema, Pelotas, v. 22, n. 1, p. 151–168, 2023. DOI: 10.15536/thema.V22.2023.151-168.2991. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2991. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas