Estudo da integral definida por meio de problemas interdisciplinares do Cálculo com a Físico-Química
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V21.2022.274-288.2359Abstract
This research investigates how problem-solving, based on the interdisciplinarity between Calculus and Physical Chemistry, contributes to the teaching and learning of the concept of the definite integral. To this end, we developed a sequence of activities with 25 students of the Chemical Engineering course of a public and federal higher education institution in the Rio Grande do Sul state, enrolled in the discipline of Calculus A. The Resolution of Problems by George Polya was considered as a contribution theoretical and methodological. The study had a qualitative approach in which students' production were analyzed and organized into two categories: knowledge mobilized by students concerning the concept of definite integral and difficulties presented by them in solving problems. The results showed that the proposed problems contributed to the understanding of the definite integral concept and the importance of the knowledge of Mathematics to understanding the phenomena and theories associated with professional training, making the content more meaningful for the student and arousing interest and participation active in Calculus classes.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.