Dificuldades e distúrbios de aprendizagem de uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de Santa Maria/RS

Autores

  • Leticia Gonçalves Borin Moro Universidade Franciscana - UFN, Santa Maria/RS - Brasil
  • Janaína Pereira Pretto Carlesso Universidade Franciscana - UFN, Santa Maria/RS - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V22.2023.169-184.2046

Palavras-chave:

Dificuldades, distúrbios de aprendizagem, ensino, família

Resumo

Na presente pesquisa, teve-se como objetivo investigar a ocorrência de dificuldades e distúrbios de aprendizagem em uma turma de alunos do 2º ano do ensino fundamental, bem como investigar se os encaminhamentos realizados pela escola para profissionais especializados foram concretizados pelas famílias dos alunos com dificuldades e distúrbios de aprendizagem. O estudo realizado tem caráter qualitativo, e a técnica de pesquisa utilizada foi a pesquisa-ação. A pesquisa foi realizada em uma turma de 2° ano do ensino fundamental de uma escola Municipal de Santa Maria/RS. Os pais ou responsáveis pelos alunos também participaram do estudo. Foram convidados a responder um questionário sobre questões referentes ao desenvolvimento da criança. O resultado do estudo demonstrou que mais da metade da turma tinha dificuldade e distúrbio de aprendizagem e que a maioria das famílias não levaram o filho à consulta com psicopedagogo ao qual o filho foi encaminhado pela escola, o que ocorreu pelo desconhecimento da importância da ajuda de um profissional especializado ou por fatores familiares que, no momento, impediram de dar maior atenção à criança. Portanto, destaca-se a importância de os professores terem sensibilidade para perceberem as dificuldades apresentadas pelos alunos e criarem uma relação de troca com as famílias, possibilitando que ações sejam colocadas em prática na tentativa de oferecer aos educandos possibilidades para superarem suas dificuldades de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leticia Gonçalves Borin Moro, Universidade Franciscana - UFN, Santa Maria/RS - Brasil

Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (2010), especialização em Gestão Educacional EAD pela Universidade Federal de santa Maria (2012), especialização em Mídias da Educação EAD pela Universidade Federal de Santa Maria (2017) e é Mestre em Ensino de Humanidades e Linguagens, pela Universidade Franciscana (2020). Atua como professora de anos iniciais e educação infantil no município de Santa Maria, RS.

Janaína Pereira Pretto Carlesso, Universidade Franciscana - UFN, Santa Maria/RS - Brasil

Possui graduação em Psicologia pela UNIFRA atual (UFN); Especialista em Educação Especial: Altas Habilidades/Superdotação pela (UFSM); Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana pela (UFSM); Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela (UFSM); Formação Em Terapia Cognitivo Comportamental e Formação em Terapia dos Esquemas pelo Instituto Cognitivo. Na Universidade Franciscana (UFN) atua como professora adjunta II no curso de graduação em Psicologia e no Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens (MEHL). Tem experiência na área de Psicologia Clínica/Hospitalar/Jurídica e na área da pesquisa tem enfoque em temáticas que envolvem Psicologia com ênfase em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental, Terapia Focada em Esquemas, Ensino, Interdisciplinaridade, Metodologias Ativas, Saúde Mental no contexto do ensino e Neurociência.

Downloads

Publicado

2023-04-17

Como Citar

MORO, L. G. B.; CARLESSO, J. P. P. Dificuldades e distúrbios de aprendizagem de uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de Santa Maria/RS. Revista Thema, Pelotas, v. 22, n. 1, p. 169–184, 2023. DOI: 10.15536/thema.V22.2023.169-184.2046. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2046. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas