Burnout em docentes do ensino superior no período da pandemia da COVID-19
reflexões com estudantes de enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V20.Especial.2021.239-251.1908Keywords:
Esgotamento profissional, Distanciamento social, COVID-19.Abstract
Na docência no ensino superior, o burnout constitui uma problemática cada vez mais emergente. No contexto da pandemia da COVID-19, os contextos laborais do ensino superior passaram por modificações significativas, repercutindo nas condições para o trabalho docente e nos processos de ensino-aprendizagem. O objetivo deste relato é descrever uma experiência profissional vivenciada durante uma discussão virtual sobre a síndrome de burnout com estudantes de um curso de graduação em Enfermagem, produzido a partir da disciplina de Saúde Ocupacional. Os discentes apontaram que a formação profissional em saúde ocupacional é determinante na atenção aos processos de promoção de saúde nesse contexto. A figura do docente de nível superior foi destacada como uma das mais afetadas pela pandemia. Estratégias de prevenção e de promoção de saúde foram endereçadas. O olhar amadurecido para todas as ressonâncias no mundo do trabalho e na saúde dos profissionais de educação deve contribuir para que os estudantes de Enfermagem construam posicionamentos críticos para a condução de discussões cada vez mais emergentes no cenário pós-pandemia.
Palavras-chave: Esgotamento profissional; distanciamento social; COVID-19.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.