O desafio amazônico da inclusão de disciplina sobre Educação Escolar Indígena no processo de formação inicial docente não indígena

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V22.2023.12-28.1710

Palavras-chave:

Educação indígena, PPC, formação docente, Diretrizes Curriculares Nacionais

Resumo

O presente trabalho objetiva discutir a inserção da disciplina de educação escolar indígena no processo de formação inicial de professores não indígenas, visando a promoção do diálogo intercultural no sistema de ensino básico, buscando reconhecer e respeitar as diferenças culturais e o empoderamento dos povos indígenas na contemporaneidade. Para desenvolvimento do respectivo trabalho, optou-se pela abordagem qualitativa, com procedimento de coleta de dados do tipo bibliográfico e documental. Neste sentido, o presente trabalho coletou e analisou os Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) de formação docente não indígena das Instituições de Ensino Superior Públicas e Privadas do Estado do Amazonas. Os resultados apontaram que apenas o curso de Pedagogia das Universidades Públicas (UFAM, UEA e IFAM) apresentam em seus respectivos PPCs a discussão da educação indígena no processo de formação inicial docente não indígena, as demais instituições, sobretudo as privadas, não possuem disciplinas para este debate. Compreende-se que a falta da inclusão da disciplina educação indígena na formação inicial pode implicar na negação da cultura dos povos e dos processos educacionais próprios de cada povo acerca de educação, ocorrendo, por isso, um reforço do ensino homogeneizador no Brasil, quando se espera que o ensino seja intercultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hellen Cristina Picanço Simas, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Professora da Universidade Federal do Amazonas - UFAM Membro do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFAM

Reinaldo Oliveira Menezes, Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Assistente Social. Especialista em Ensino de Filosofia no Ensino Médio (2019). Mestrando em Educação pelo PPGE. Graduando em Licenciatura em Filosofia, ambas pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Bolsista CAPES.

Marcineuza Santos de Jesus, Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Mestranda em Educação pelo Programa de Pesquisa e Pós graduação da Universidade Federal do Amazonas. Bolsista CAPES.

Downloads

Publicado

2023-03-13

Como Citar

SIMAS, H. C. P.; MENEZES, R. O.; JESUS, M. S. de. O desafio amazônico da inclusão de disciplina sobre Educação Escolar Indígena no processo de formação inicial docente não indígena. Revista Thema, Pelotas, v. 22, n. 1, p. 12–28, 2023. DOI: 10.15536/thema.V22.2023.12-28.1710. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1710. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas