E o que está fora da ordem do discurso escolar?

Authors

  • Josí Aparecida de Freitas Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.10.2013.115-121.166

Keywords:

Discurso escolar, Poder, Verdade, Currículo.

Abstract

 

Pretendo, com este texto, estabelecer algumas relações entre o artigo A ordem do discurso escolar, de Luís Henrique Sommer (2007) e a obra A ordem do discurso de Michel Foucault (1999). Trago do texto de Foucault alguns pressupostos que ele considera importantes para realizar seu trabalho de análise discursiva e que vão aparecer, de alguma forma, transportados - no trabalho de Sommer - para o âmbito escolar. Recorto, ainda, do texto de Sommer, um enunciado em que o autor afirma que “ensino, metodologia, didática, planejamento são conceitos interditados, estão fora da ordem do discurso escolar” (SOMMER, 2007, p. 63). Lanço algumas problematizações a partir desse enunciado, relacionando-o, em uma perspectiva pós-estruturalista, apoiada também em Foucault, a um “campo de significação” (SILVA, 2011, p. 123) caracterizado por conhecimentos considerados verdadeiros e conexões com relações de poder, ao qual se costuma chamar de currículo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Josí Aparecida de Freitas, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Professora de Português / Inglês e respectivas Literaturas -UNISC 

Especialista em Gestão Educacional / Supervisão Escolar - UNISC

Mestranda em Educação pela UNISC

Published

2013-10-11

How to Cite

FREITAS, J. A. de. E o que está fora da ordem do discurso escolar?. Revista Thema, Pelotas, v. 10, n. 1, p. 115–121, 2013. DOI: 10.15536/thema.10.2013.115-121.166. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/166. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Ciências Humanas