E o que está fora da ordem do discurso escolar?
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.10.2013.115-121.166Palavras-chave:
Discurso escolar, Poder, Verdade, Currículo.Resumo
Pretendo, com este texto, estabelecer algumas relações entre o artigo A ordem do discurso escolar, de Luís Henrique Sommer (2007) e a obra A ordem do discurso de Michel Foucault (1999). Trago do texto de Foucault alguns pressupostos que ele considera importantes para realizar seu trabalho de análise discursiva e que vão aparecer, de alguma forma, transportados - no trabalho de Sommer - para o âmbito escolar. Recorto, ainda, do texto de Sommer, um enunciado em que o autor afirma que “ensino, metodologia, didática, planejamento são conceitos interditados, estão fora da ordem do discurso escolar” (SOMMER, 2007, p. 63). Lanço algumas problematizações a partir desse enunciado, relacionando-o, em uma perspectiva pós-estruturalista, apoiada também em Foucault, a um “campo de significação” (SILVA, 2011, p. 123) caracterizado por conhecimentos considerados verdadeiros e conexões com relações de poder, ao qual se costuma chamar de currículo.
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