Considerações sobre a abordagem da educação ambiental através da análise dos trabalhos de conclusão de um Curso Técnico em Meio Ambiente dos anos de 2011 a 2014
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V16.2019.894-912.1447Keywords:
Ética, práticas socioambientais, conceitos ambientais.Abstract
Esta pesquisa avaliou a abordagem sobre educação ambiental (EA) nos trabalhos de conclusão do Curso Técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, Campus Pelotas – Visconde da Graça (IFSul Pelotas-CaVG), realizados nos anos de 2011 a 2014. Como questionamento este trabalho procurou esclarecer se é possível encontrar abordagens de EA vinculadas à ética no contexto de trabalhos acadêmicos de nível técnico, tentando demonstrar que a educação ambiental e a ética ocorrem através da edificação da educação com base nos valores humanos. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica com abordagem quali-quantitativa. A pesquisa apresentou como justificativa o fato de vivenciarmos uma era de fragilidade humana, que necessita de reflexão sobre as práticas cotidianas, por este motivo objetivou-se reconhecer que existe necessidade de criarmos uma cultura acadêmica que estimule o estudo, a pesquisa e a produção científica que sirva de base para permear um debate sobre as nossas relações interpessoais, com o meio ambiente e a natureza antropossocial. A análise de dados realizada mostrou que 15 trabalhos apresentaram abordagens da educação ambiental em um total de 41 trabalhos, portanto, um percentual de 36,48%.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.