Necessidades dos produtores de hortaliças e tabaco do sul do Rio Grande do Sul em relação a mecanização
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V17.2020.354-363.1327Keywords:
Máquinas agrícolas, agricultura familiar, projeto de máquinas.Abstract
A agricultura familiar é responsável por uma parcela importante da produção agrícola do país, entretanto se depara com deficiências principalmente no que se refere às máquinas agrícolas compatíveis com suas necessidades. Neste contexto, a abordagem do presente estudo foi caracterizar as demandas dos produtores familiares da região sul do Rio Grande do Sul, em relação a mecanização utilizada na produção de hortaliças e tabaco. As informações foram coletadas junto aos produtores por meio de entrevistas. Utilizou-se um questionário semiestruturado, o qual, permitiu a combinação de perguntas abertas e fechadas. Constatou-se que os produtores familiares que produzem hortaliças e tabaco na região estudada, necessitam de um sistema mecanizado capaz de formar canteiros e depositar fertilizantes em uma única operação. Além disso o equipamento deve possuir baixo custo e de fácil abastecimento. Também foi constatado que os tratores de quatro rodas utilizados pelos produtores variam entre 36,77 e 62,52 kW de potência no motor.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.