Nanotecnologia e polímeros: revisão dos temas visando a abordagem em aulas de Química

Autores

  • Denise Leal de Castro INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO http://orcid.org/0000-0003-4572-4689
  • Maxwell de Paula Cavalcante Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Maria Clara Guimarães Pedrosa Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V16.2019.313-330.1164

Palavras-chave:

Polímeros, nanotecnologia, forças intermoleculares, ensino de Química.

Resumo

Este trabalho é uma revisão sobre o tema nanotecnologia e polímeros, com o objetivo de fornecer informações atrativas e relevantes que servem como subsídios para aulas de ciências e, em especial de Química. A Nanotecnologia é uma ciência de caráter multidisciplinar, assim possibilita uma abordagem integrada na formação dos jovens alunos do Ensino Médio, porém a natureza e as características desse “mundo nano”, não são comumente discutidas em sala de aula. Apesar de a Nanotecnologia possuir suas particularidades e conceitos, é possível a utilização desse tema para ensinar os conceitos de Química como, por exemplo, forças intermoleculares. Polímeros são macromoléculas constituídas por muitas unidades químicas repetidas ao longo da cadeia, que são ligadas covalentemente, chamadas meros, e estão presentes em muitas substâncias usadas no cotidiano, principalmente nos plásticos. Segundo relatos, é possível mostrar que o tema nanotecnologia, apesar de ter um apelo contemporâneo, é um conhecimento utilizado pela humanidade desde 4000 anos antes de Cristo. Este tema é bastante promissor em possibilidades para o ensino de temas relacionados à química orgânica entre outros. O presente trabalho apresenta uma breve sugestão de utilização do tópico forças intermoleculares, em aulas de Química, utilizando como tema gerador os nanocompósitos poliméricos, visto que, para o preparo desses materiais, é necessário que haja uma boa compatibilidade entre a nanopartícula e a matriz polimérica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Leal de Castro, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Habilitação em Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1989), mestrado em Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2000). Atua como professora nos cursos de Licenciatura em Química e Mestrado em ensino de ciências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Nilópolis. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química dos Produtos Naturais e Ensino de Química. (Texto informado pelo autor)

Maxwell de Paula Cavalcante, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduado em Licenciatura em Química pelo IFRJ, tem experiência na área de ensino de Química. E participação na área de Ciência e tecnologia de Polímeros na função de iniciação científica por 5 anos nos quais atuou principalmente nas áreas de: nanocompósitos poliméricos biocompatíveis visando a área de engenharia óssea, desenvolvimento de blendas poliméricas, hidrogéis poliméricos, obtenção de sistemas acrílicos para aplicações oftálmicas e desenvolvimento de sistemas nanoestruturados para liberação controlada de fármacos.

Maria Clara Guimarães Pedrosa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Atualmente cursa doutorado em Ciência e Tecnologia de Polímeros no Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano (UFRJ), é mestre pelo IMA-UFRJ e licenciada em Química pelo IFRJ. Possui interesse na área de nanocompósitos poliméricos, nanoestruturas de carbono, síntese de polímeros biodegradáveis, hidrogéis e eletrofiação

Downloads

Publicado

2019-07-26

Como Citar

DE CASTRO, D. L.; CAVALCANTE, M. de P.; PEDROSA, M. C. G. Nanotecnologia e polímeros: revisão dos temas visando a abordagem em aulas de Química. Revista Thema, Pelotas, v. 16, n. 2, p. 313–330, 2019. DOI: 10.15536/thema.V16.2019.313-330.1164. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1164. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra