Jogo do Mico Matemático: uma estratégia didática e lúdica para o ensino fundamental

Authors

  • Andrea Cristina Costa de Freitas IFRJ, SEEDUC, PCNI
  • Maria Cristina do Amaral Moreira IFRJ

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V16.2019.489-500.1142

Keywords:

Ensino de matemática, aprendizagem significativa, recurso didático.

Abstract

O artigo apresenta uma pesquisa empírica com foco na investigação do uso do Jogo do Mico Matemático a partir de figuras geométricas como um recurso didático para avaliação da aprendizagem de matemática. O recurso didático foi desenvolvido pela professora e pesquisadora, autora do artigo, visando à necessidade de incorporar novas estratégias no ensino de matemática de forma lúdica e significativa para os alunos. A pesquisa foi um estudo de caso, com duas turmas de oitavo ano do ensino fundamental de uma escola estadual da baixada fluminense, totalizando 46 alunos participantes. O jogo foi utilizado para avaliar a aprendizagem dos alunos após as aulas teóricas da professora e pesquisadora sobre triângulos e quadriláteros. Para diagnosticar o uso do recurso pelos alunos, aplicamos um questionário com perguntas semiestruturadas após a realização do jogo. Os resultados apontaram que o jogo, para além do valor formativo da matemática, contribuiu com o seu caráter construtivista, para a estruturação do pensamento e do raciocínio dedutivo do conteúdo, além da aquisição de atitudes por meio da interação social.  

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Andrea Cristina Costa de Freitas, IFRJ, SEEDUC, PCNI

PROFESSORA DE MATEMÁTICA, SUPERVISORA ESCOLAR E MESTRE EM ENSINO DE CIÊNCIAS

Maria Cristina do Amaral Moreira, IFRJ

Mestre e doutora em Ciências da Saúde.

Published

2019-10-31

How to Cite

DE FREITAS, A. C. C.; MOREIRA, M. C. do A. Jogo do Mico Matemático: uma estratégia didática e lúdica para o ensino fundamental. Revista Thema, Pelotas, v. 16, n. 3, p. 489–500, 2019. DOI: 10.15536/thema.V16.2019.489-500.1142. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1142. Acesso em: 22 jul. 2024.

Issue

Section

Ciências Exatas e da Terra

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.