Percepção da avaliação no Ensino Médio Politécnico em uma escola da Rede Estadual de Ensino do Rio grande do Sul

Autores

  • Elisane Ortiz de Tunes Pinto Instituto Federal Sul-rio-grandense
  • Marcos André Betemps Vaz da Silva Instituto Federal Sul-rio-grandense
  • Valesca de Matos Duarte Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Carlos Mesko
  • Cristina de Souza Dutra Coordenadoria do Estado do Rio Grande do Sul
  • Ilis Angela Wickboldt Manetti

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.717-733.877

Palavras-chave:

Avaliação da Aprendizagem, Ensino Médio Politécnico, Formação Continuada.

Resumo

No Estado do Rio Grande do Sul foi implantado o Ensino Médio Politécnico por parte do governo do RS no ano de 2012. Neste relato apresenta-se uma análise sobre a forma como ocorreu o processo de apropriação sobre a avaliação do ensino politécnico na escola, bem como investigou-se os instrumentos e metodologias adotadas. Procurou-se verificar como se deu a atuação docente, no que se refere às atribuições de conceitos por áreas de conhecimento e se o sistema de avaliação por conceitos e pareceres representa ou não avanço no processo de ensino e aprendizagem para os professores. Para análise dos resultados foi utilizada a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) e percebeu-se que a implantação do Ensino Médio Politécnico trouxe muitos avanços para o desenvolvimento das atividades de ensino, entretanto, o processo de formação continuada dos professores não ocorreu de forma adequada e vários outros discursos surgiram de forma a qualificar os resultados deste relato.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisane Ortiz de Tunes Pinto, Instituto Federal Sul-rio-grandense

Pedagoga, mestre em Ensino com ênfase em Tecnologias na Educação. Supervisora Pedagógica no Instituto Federal Sul-rio-grandense, Câmpus Pelotas-Visconde da Graça. Professora do ensino básico na rede municipal de ensino de Pelotas, lotada no Colégio Municipal Pelotense.

Downloads

Publicado

2018-05-22

Como Citar

Ortiz de Tunes Pinto, E., Betemps Vaz da Silva, M. A., de Matos Duarte, V., de Souza Dutra, C., & Wickboldt Manetti, I. A. (2018). Percepção da avaliação no Ensino Médio Politécnico em uma escola da Rede Estadual de Ensino do Rio grande do Sul. Revista Thema, 15(2), 717–733. https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.717-733.877

Edição

Seção

Ciências Humanas