Pseudo-Histórias nos Livros Didáticos de Física: Arquimedes e Newton

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.389-402.850

Palavras-chave:

Livro didático, História da Ciência, Pseudo-Histórias, Newton, Arquimedes.

Resumo

A História da Ciência, ao contextualizar o conteúdo científico, torna a ciência mais real e aproxima-a dos alunos, criando motivação para a aprendizagem e ajudando-os a tornarem-se cidadãos mais esclarecidos e socialmente mais intervenientes. O estudo que apresentamos teve como objetivos: a) averiguar se a presença de mitos sobre a História da Ciência, como a História de Newton e a maçã; Arquimedes e a coroa do rei, nos livros didáticos de Física do 1.º ano do Ensino Médio do Plano Nacional do Livro Didático’ 2015; b) pesquisar a forma com que estes mitos estão sendo abordados nos livros didáticos de Física do 1.º ano do Ensino Médio. Fez-se uma pesquisa essencialmente qualitativa e descritiva em catorze livros, a partir de um instrumento que contempla duas dimensões: presença e informação, desdobradas em indicadores que as operacionalizam. Os resultados da pesquisa estão descritos neste trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-05-22

Como Citar

da Silva, B. G., Latosinski, E. da S., & Marques, N. L. R. (2018). Pseudo-Histórias nos Livros Didáticos de Física: Arquimedes e Newton. Revista Thema, 15(2), 389-402. https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.389-402.850

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.