Jovens feministas: um estudo sobre o feminismo no Instituto Federal Sul-rio-grandense
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.20-36.449Palavras-chave:
Feminismo, Jovens, Gênero, EscolaResumo
O presente artigo assume como objetivo analisar a constituição do grupo de jovens militantes feministas cuja atuação no câmpus Charqueadas do Instituto Federal Sul-rio-grandense possibilita a problematização de questões de gênero no âmbito escolar. O estudo ancora-se no campo de conhecimento sobre o feminismo e leva em consideração as arguições de diversos autores, como Beauvoir, Louro e Perrot que discorrem sobre a temática. Como procedimentos metodológicos foram realizadas observações junto ao grupo ao longo de dez semanas e entrevista semiestruturada com cinco integrantes do mesmo. Pode-se inferir que os participantes do grupo buscam difundir no espaço escolar a igualdade de direito entre os sexos. Para a elaboração da presente pesquisa o estudo dividiu-se em duas etapas: a primeira aborda alguns apontamentos sobre a discriminação de gênero e a segunda traz reflexões e análises sobre o grupo investigado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.