Síntese verde de nanopartículas de prata mediada por extrato de folhas de Bauhinia forficata, caracterização e avaliação do efeito bactericida
DOI:
https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.4005Palavras-chave:
Nanotecnologia, Nanopartícula, Bactericida, Síntese biológicaResumo
A nanotecnologia é uma área de constante expansão, incluindo estudos de nanopartículas de prata (AgNPs). Para sua obtenção envolvem processos químicos que podem gerar resíduos tóxicos. Esta pesquisa objetiva o uso de técnica sustentável da qual visa a utilização de extratos naturais como agentes redutores e estabilizadores, em substituição a reagentes químicos tóxicos. No estudo foi utilizado o extrato hidroalcoólico de Bauhinia forficata L. (BF) e nitrato de prata (AgNO3) como agente precursor. A caracterização foi realizada por Espectroscopia em Ultravioleta Visível (UV-Vis), influência do pH, difração de raios-X (DRX), análise estatística ANOVA e efeito bactericida em Staphylococcus aureus - ATCC25923 (S. aureus) e Escherichia coli - ATCC25922 (E. coli). Os espectros mostraram a formação de AgNPs na região característica e estabilidade considerável ao longo do tempo o difratograma revelou picos característicos da presença de nanopartículas nas amostras, e a atividade antibacteriana confirmada pela expressividade dos halos de inibição. A espécie S. aureus foi a cepa mais sensível às nanopartículas, se mostrando assim mostraram promissoras como agentes bactericidas sustentáveis.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.