Síntese verde de nanopartículas de prata mediada por extrato de folhas de Bauhinia forficata, caracterização e avaliação do efeito bactericida

Autores

  • Leandro Josuel da Costa Santos Universidade Federal do Piauí - UFPI
  • Janiel Costa da Silva Universidade Federal do Piauí - UFPI
  • Girlene Soares de Figueirêdo Universidade Federal do Piauí - UFPI
  • Vicente Galber Freitas Viana Instituto Federal do Piauí - IFPI
  • Deuzuita dos Santos Freitas Viana Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
  • Sergio Marcelo Coelho Lustosa Universidade Estadual do Piauí - UESPI

DOI:

https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.4005

Palavras-chave:

Nanotecnologia, Nanopartícula, Bactericida, Síntese biológica

Resumo

A nanotecnologia é uma área de constante expansão, incluindo estudos de nanopartículas de prata (AgNPs). Para sua obtenção envolvem processos químicos que podem gerar resíduos tóxicos. Esta pesquisa objetiva o uso de técnica sustentável da qual visa a utilização de extratos naturais como agentes redutores e estabilizadores, em substituição a reagentes químicos tóxicos. No estudo foi utilizado o extrato hidroalcoólico de Bauhinia forficata L. (BF) e nitrato de prata (AgNO3) como agente precursor. A caracterização foi realizada por Espectroscopia em Ultravioleta Visível (UV-Vis), influência do pH, difração de raios-X (DRX), análise estatística ANOVA e efeito bactericida em Staphylococcus aureus - ATCC25923 (S. aureus) e Escherichia coli - ATCC25922 (E. coli). Os espectros mostraram a formação de AgNPs na região característica e estabilidade considerável ao longo do tempo o difratograma revelou picos característicos da presença de nanopartículas nas amostras, e a atividade antibacteriana confirmada pela expressividade dos halos de inibição. A espécie S. aureus foi a cepa mais sensível às nanopartículas, se mostrando assim mostraram promissoras como agentes bactericidas sustentáveis. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Josuel da Costa Santos, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Doutorando pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal do Piauí (PPGCF-UFPI). Mestrado pelo Instituto Federal do Piauí em Engenharia de Materiais, com experiências na síntese e caracterização de biofilmes poliméricos e nanomateriais com aplicações na área da saúde. Especialização no Ensino de Ciências. Estudou Biologia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Janiel Costa da Silva, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Doutorando pelo programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia dos Materiais pela Universidade Federal do Piaui; Mestre em Engenharia de Materiais pelo Instituto Federal do Piauí (2021); Especialista em Gestão Ambiental pela Faculdade Integrada de Jacarepaguá e Graduado em Química pela Universidade Estadual do Piauí. 

Girlene Soares de Figueirêdo, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Possui graduação em Biologia pela Universidade Federal do Piauí (2001) e  (2005). Doutora em Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas. mestrado em Biologia de Fungos pela Universidade Federal de Pernambuco. Graduada em Biologia pela Universidade Federal do Piauí.Atualmente é professora Adjunto I da Universidade Federal do Piauí, junto ao Departamento de Parasitologia e Microbiologia. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Micologia.

Vicente Galber Freitas Viana, Instituto Federal do Piauí - IFPI

Doutor em Ciências (Física Aplicada) pelo Instituto de Física de São Carlos/USP; Mestre em Quimica pela Universidade Federal do Piauí . Tem experiência na área de Química, com ênfase em Físico-Química, atuando principalmente nos seguintes temas: preparação, caracterização físico-química e elétrica de polímeros.

Deuzuita dos Santos Freitas Viana, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Doutora em Ciências e Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piaui (UFPI). Graduada em Licenciatura Plena em Ciências biológicas e graduada em Engenharia Agronômica. Atualmente é Professora da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e Professora do Estado do Piaui. Tem experiência na área de Biologia e Engenharia Mecânica, atuando principalmente nas seguintes áreas: biomonitoramento, poluição do ar, biomateriais e nanotecnologia.

Sergio Marcelo Coelho Lustosa, Universidade Estadual do Piauí - UESPI

Doutor em Biotecnologia (UFPI), Mestre em Química (UFPI) , Graduado em Química. Atualmente é professor titular da  FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química, atuando principalmente no seguinte tema: conscientização. consumo. descarte, materiais poliméricos. 

Downloads

Publicado

2025-10-12

Como Citar

JOSUEL DA COSTA SANTOS, L.; COSTA DA SILVA, J. .; SOARES DE FIGUEIRÊDO, G. .; VIANA, V. G. F.; VIANA, D. dos S. F.; LUSTOSA, S. M. C. Síntese verde de nanopartículas de prata mediada por extrato de folhas de Bauhinia forficata, caracterização e avaliação do efeito bactericida . Revista Thema, Pelotas, v. 24, n. 2, p. 1–14, 2025. DOI: 10.15536/revistathema.24.2025.4005. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/4005. Acesso em: 13 out. 2025.

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra