Sexualidade de mulheres surdas

uma revisão da literatura

Autores

  • Lidiane Augusta Ferrari Botteon Universidade Estadual Paulista - Unesp/FCLA
  • Maria Regina Momesso Universidade Estadual Paulista - Unesp/FCLA

DOI:

https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3788

Palavras-chave:

Sexualidade, Mulher surda, Educação sexual

Resumo

Sexualidade é uma temática de difícil trato no campo da educação escolar, em especial, quando se trata de inclusão. Tema envolto em muitos interditos, mitos e tabus de todas as ordens. O discente com deficiência parece ser ainda mais invisibilizado, como se fosse um ser assexuado. A dificuldade dessa lida agrava-se quando não há uma língua partilhada entre os surdos, a escola, a família e a sociedade. Tal quadro, abre espaço para pós-verdades, dificultando o diálogo e conhecimento do sujeito de uma sexualidade. Segundo os estudos foucaultianos a sexualidade nos define enquanto sujeitos e nos delineia em nossa(s) subjetividade(s). Objetiva-se fazer um estudo bibliográfico de dissertações, teses e artigos científicos de oito base dados (PUC,SP; UFSCar; UNESP, USP, UNICAMP; SCIELO; CAPES e OASISBR) no período de 2011 a 2023, com o intuito de verificar como é tratada  a constituição de mulheres surdas e sua relação com a sexualidade. O estudo é bibliográfico, documental e qualitativo assentado na análise de discurso foucaultiana do terceiro domínio denominado genealogia da ética.  A revisão mostrou a escassez de estudos sobre a sexualidade e sua necessidade para uma educação mais inclusiva.

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Biografia do Autor

Lidiane Augusta Ferrari Botteon, Universidade Estadual Paulista - Unesp/FCLA

Doutoranda em Educação Escolar UNESP - Araraquara (2022). Mestra em Processos de Ensino, Gestão e Inovação pela Universidade de Araraquara-SP . Graduada em Letras (IMES Catanduva), Pedagogia- Universidade de Uberaba. Pós-graduada em Educação Especial com ênfase na Deficiência Auditiva - Faculdade São Luís de Jaboticabal, pós-graduada em LIBRAS - UNIP e em Deficiência Intelectual - Claretiano Centro Universitário. Atua como docente especializada em Educação Especial na SEESP. Docente do Centro Universitário Padre Albino -curso de Pedagogia. 

Maria Regina Momesso, Universidade Estadual Paulista - Unesp/FCLA

Pesquisadora, Educadora, Analista de discurso, Linguista, Graduada em Letras - Inglês/Português e suas respectivas literaturas (1989). Graduada em Artes Visuais(2022). Graduada em Letras/Libras(2023). Mestre em Comunicação Social (1999-UNESP, Bauru, SP) Doutora em Linguística (2004-UNESP, Araraquara, SP). Professora e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP, Araraquara, SP atua na linha "Sexualidade, Cultura e Educação Sexual". Lidera o Grupo de Pesquisa GESTELD (Grupo de Estudos em Educação, Sexualidade, Tecnologias, Linguagens e Discursos) do CTI-FEB-UNESP, Bauru, SP. Atualmente é pesquisadora e docente permanente do PPG em Educação Escolar da UNESP, Araraquara, SP. Docente de Língua Portuguesa e Literatura, Redação Técnica do Ensino Médio Técnico do Colégio Técnico Industrial "Isaac Portal Roldán" - FEB - UNESP, Bauru, SP. Atua/Atuou como docente na graduação (USC, FUNDAÇÃO RAUL BAUAB, UNIFRAN, FIB e UNIP) há mais de vinte e cinco anos na ministração de disciplinas, tais como: Linguística I e II, Metodologia Científica; Comunicação e Expressão Oral I e II, Semiótica Peirceana, Semiótica Greimasiana, Análise de Discurso, Leitura e Escrita na perspectiva discursiva, Redação Publicitária, Redação para Jornal Impresso e digital, Redação para Rádio e TV, Retórica e Oratória e Didática na Enfermagem em cursos de Jornalismo, Publicidade, Fisioterapia, Agronomia, Engenharias, Psicologia, Relações Públicas, Letras, Enfermagem, Nutrição. Coordenou o Mestrado em Linguística da Unifran (2010-2012). Gestora e coordenadora do Projeto do Observatório da Educação (OBEDUC- MEC-INEP) de 2010 a 2014, envolvendo 12 bolsas (Mestrado, Iniciação Cientifica e para Professores de Educação Básica). O projeto do OBEDUC "Linguagens, códigos e suas tecnologias na Educação Básica" integrava 12 escolas públicas do estado de São Paulo e Minas Gerais, teve como resultados diversos livros lançados, parcerias e contribuições com pesquisadores da Universidade de Coimbra (PT), UNIVERSIDAD AUTÓNOMA DE NUEVO LEÓN, MÉXICO, Universidade Paris IV-Sorbonne. Atuou como apresentadora e produtora do Programa de Entrevistas "Diálogos do Saber" da TV FIB de 2013 a 2020. Tem experiência na área de Linguística (Análise de Discurso, Semiótica, Retórica e Neurolinguística), Educação Escolar, Educação e a Cultura do Cuidado de si na Inclusão Escolar. Educação, Discurso e subjetividades. Educação discursiva e identitária na Cibermídia. Educomunicação, Educação Sexual, Tecnologias Educativas e gamificação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, inclusão e cuidado de si. Educação por meio de práticas "escrileituras" (leitura e escrita compreendidas como processos concomitantes e complementares, em que a escrita é entendida como qualquer tipo de signo verbal ou não verbal para a comunicação e expressão do sujeito). Educação, Literatura e Arte (práticas pedagógicas para Formação Ética, Cidadã e Humanizadora para inclusão do sujeito crítico capacitado para transformar a realidade). Educação, Linguagens e suas tecnologias, Discursos, Sexualidade e Cultura. Educação e a Cultura do Cuidado de si. Educação, Mercado de Trabalho e a Cultura de si. 

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Publicado

2025-10-28

Como Citar

BOTTEON, L. A. F.; MOMESSO, M. R. . Sexualidade de mulheres surdas: uma revisão da literatura. Revista Thema, Pelotas, v. 24, n. 2, p. 1–11, 2025. DOI: 10.15536/revistathema.24.2025.3788. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3788. Acesso em: 30 out. 2025.

Edição

Seção

Ciências Humanas