Sexualidade de mulheres surdas
uma revisão da literatura
DOI:
https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3788Palavras-chave:
Sexualidade, Mulher surda, Educação sexualResumo
Sexualidade é uma temática de difícil trato no campo da educação escolar, em especial, quando se trata de inclusão. Tema envolto em muitos interditos, mitos e tabus de todas as ordens. O discente com deficiência parece ser ainda mais invisibilizado, como se fosse um ser assexuado. A dificuldade dessa lida agrava-se quando não há uma língua partilhada entre os surdos, a escola, a família e a sociedade. Tal quadro, abre espaço para pós-verdades, dificultando o diálogo e conhecimento do sujeito de uma sexualidade. Segundo os estudos foucaultianos a sexualidade nos define enquanto sujeitos e nos delineia em nossa(s) subjetividade(s). Objetiva-se fazer um estudo bibliográfico de dissertações, teses e artigos científicos de oito base dados (PUC,SP; UFSCar; UNESP, USP, UNICAMP; SCIELO; CAPES e OASISBR) no período de 2011 a 2023, com o intuito de verificar como é tratada a constituição de mulheres surdas e sua relação com a sexualidade. O estudo é bibliográfico, documental e qualitativo assentado na análise de discurso foucaultiana do terceiro domínio denominado genealogia da ética. A revisão mostrou a escassez de estudos sobre a sexualidade e sua necessidade para uma educação mais inclusiva.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.


