Ser mulher e ser cientista
um levantamento das produções científicas de pesquisadoras da área das Ciências Naturais do IFPR, Campus Umuarama
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V23.2024.762-776.3781Palavras-chave:
divulgação científica, pesquisadoras, gêneroResumo
A área cientifica, por muitos anos, foi dominada por homens, ficando as figuras femininas silenciadas ou escondidas atrás de pseudônimos masculinos. Mesmo com as questões de gênero em discussão há alguns anos, há invisibilidade e silenciamento de mulheres, que muitas vezes são resultados das falhas ou da falta da divulgação científica. Portanto, o presente artigo buscou analisar o currículo das pesquisadoras da Biologia, Geografia e Química do Instituto Federal do Paraná (IFPR) — Campus Umuarama, de modo a obter e organizar dados que possibilitem a divulgação científica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória. Para a realização foi utilizada fonte de dados secundários, a partir do Currículo Lattes das docentes. Por meio das análises foi possível identificar que há uma gama de produções desenvolvidas pelas pesquisadoras do referido campus, bem como, confirmar que há representatividade feminina dentro do campus. Porém, também foi percebida a tendência de invisibilidade dessas pesquisadoras, apresentando que realmente é necessária a divulgação científica dos dados levantados nessa pesquisa, pois, por meio da divulgação se faz possível o destaque para a comunidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.