Ser mulher e ser cientista

um levantamento das produções científicas de pesquisadoras da área das Ciências Naturais do IFPR, Campus Umuarama

Autores

  • Thayna Lopes Martins Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná – IFPR, Campus Umuarama/PR – Brasil
  • Josiane Barbosa Gouvêa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná – IFPR, Campus Umuarama/PR – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V23.2024.762-776.3781

Palavras-chave:

divulgação científica, pesquisadoras, gênero

Resumo

A área cientifica, por muitos anos, foi dominada por homens, ficando as figuras femininas silenciadas ou escondidas atrás de pseudônimos masculinos. Mesmo com as questões de gênero em discussão há alguns anos, há invisibilidade e silenciamento de mulheres, que muitas vezes são resultados das falhas ou da falta da divulgação científica. Portanto, o presente artigo buscou analisar o currículo das pesquisadoras da Biologia, Geografia e Química do Instituto Federal do Paraná (IFPR) — Campus Umuarama, de modo a obter e organizar dados que possibilitem a divulgação científica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória. Para a realização foi utilizada fonte de dados secundários, a partir do Currículo Lattes das docentes. Por meio das análises foi possível identificar que há uma gama de produções desenvolvidas pelas pesquisadoras do referido campus, bem como, confirmar que há representatividade feminina dentro do campus. Porém, também foi percebida a tendência de invisibilidade dessas pesquisadoras, apresentando que realmente é necessária a divulgação científica dos dados levantados nessa pesquisa, pois, por meio da divulgação se faz possível o destaque para a comunidade.

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Biografia do Autor

Thayna Lopes Martins, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná – IFPR, Campus Umuarama/PR – Brasil

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade (PSU - IFPR/UEM). Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal do Paraná - Campus Umuarama.

Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/9780003326267203

Josiane Barbosa Gouvêa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná – IFPR, Campus Umuarama/PR – Brasil

Doutora em Administração pela UEM - Universidade Estadual de Maringá. Mestre em Administração pela mesma instituição. Especialista em Assessoria Executiva pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste e em Docência no Ensino Superior pela Faculdade Sul Brasil - FASUL. Graduada em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Câmpus de Marechal Cândido Rondon). Atualmente trabalho como docente no Instituto Federal do Paraná - Campus Umuarama. Meus interesses de pesquisa estão voltados à área dos estudos organizacionais em temas que envolvam relações raciais e diversidade, cotidiano, história, memória, representações sociais e discursos a partir de análises qualitativas.

Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/4049498258802243

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Publicado

2024-10-21

Como Citar

MARTINS, T. L.; GOUVÊA, J. B. Ser mulher e ser cientista: um levantamento das produções científicas de pesquisadoras da área das Ciências Naturais do IFPR, Campus Umuarama. Revista Thema, Pelotas, v. 23, n. 3, p. 762–776, 2024. DOI: 10.15536/thema.V23.2024.762-776.3781. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3781. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas