Elaboração de um Inventário de Emissões Veiculares para o Município de Pelotas (RS)
DOI:
https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3577Palavras-chave:
Poluição Atmosférica, Gases de Efeito Estufa, Qualidade do ArResumo
O presente estudo visou inventariar as emissões veiculares do município de Pelotas (RS). Para isso, se utilizou o método bottom-up da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), considerando as particularidades do município gaúcho. Assim, as seguintes emissões foram encontradas para 2022: 1341,19 ton de monóxido de carbono (CO), 1244,05 ton de óxidos de nitrogênio (NOx), 307,01 ton de compostos orgânicos voláteis (COV), 37,05 ton de materiais particulados (MP), 15,81 ton de dióxido de enxofre (SO2) e, finalmente, 480,53 Gg de dióxido de carbono equivalente (CO2e). Além disso, em termos per capita, Pelotas emite mais gases, tanto poluentes quanto de efeito estufa, que algumas regiões metropolitanas do país, incluindo São Paulo, o que sugere que o município possui uma elevada intensidade de emissões. Por outro lado, em contraste com o inventário anterior, notou-se que as emissões pelotenses caíram na última década, algo que se deve, em grande parte, à renovação da frota veicular que se deu no período. Portanto, apesar da melhoria observada, medidas ainda precisam ser tomadas para reduzir a intensidade das emissões geradas pela frota veicular de Pelotas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.