Elaboração de um Inventário de Emissões Veiculares para o Município de Pelotas (RS)

Autores

  • Jeferson Peres Gomes Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
  • Willian Cézar Nadaleti Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

DOI:

https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3577

Palavras-chave:

Poluição Atmosférica, Gases de Efeito Estufa, Qualidade do Ar

Resumo

O presente estudo visou inventariar as emissões veiculares do município de Pelotas (RS). Para isso, se utilizou o método bottom-up da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), considerando as particularidades do município gaúcho. Assim, as seguintes emissões foram encontradas para 2022: 1341,19 ton de monóxido de carbono (CO), 1244,05 ton de óxidos de nitrogênio (NOx), 307,01 ton de compostos orgânicos voláteis (COV), 37,05 ton de materiais particulados (MP), 15,81 ton de dióxido de enxofre (SO2) e, finalmente, 480,53 Gg de dióxido de carbono equivalente (CO2e). Além disso, em termos per capita, Pelotas emite mais gases, tanto poluentes quanto de efeito estufa, que algumas regiões metropolitanas do país, incluindo São Paulo, o que sugere que o município possui uma elevada intensidade de emissões. Por outro lado, em contraste com o inventário anterior, notou-se que as emissões pelotenses caíram na última década, algo que se deve, em grande parte, à renovação da frota veicular que se deu no período. Portanto, apesar da melhoria observada, medidas ainda precisam ser tomadas para reduzir a intensidade das emissões geradas pela frota veicular de Pelotas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jeferson Peres Gomes, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Federal de Pelotas - UFPEL. Atualmente, trabalha como bolsista do Laboratório de Engenharia Ambiental e de Energia - LEAE, sediado na referida universidade, atuando na área poluição atmosférica e energias renováveis sob a ótica do planejamento energético e da economia circular, com ênfase especial em sistemas baseados em "waste-to-energy".

Willian Cézar Nadaleti, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Professor do Centro de Engenharias da Universidade Federal de Pelotas - UFPel, integrando o colegiado e o Núcleo Docente Estruturante do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária. Membro do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais - PPGCAmb e do Programa de Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais - PPGCEM. Possui graduação em Engenharia Ambiental pela UNESP (2012), graduação em Física - Lic. pela UTFPR (2014), mestrado em Engenharia de Energia pela Unioeste (2014) e doutorado em Engenharia Ambiental pela UFSC (2017). Fez doutorado-sanduíche no exterior no Institute of Thermal Technology - Silesian University of Technology (ITT-SUT/Polônia) e na Universidade Autonoma de Barcelona (Espanha) com financiamento do Programa Erasmus Mundus-European Funds/CAPES-PDSE. Em 2016 foi pesquisador visitante na Universidade de Valladolid (Espanha) com financiamento da SCGas e no ITT-SUT/Polônia em 2018. Em 2019 realizou pós-doutorado na área de Engenharia Ambiental e Sanitária na UFSC com financiamento do CNPq/PDJ. Em 2023, foi professor visitante na University of Western Austrália com financiamento Australiano. Desenvolve pesquisa em conversão e aproveitamento de biogás/hidrogênio; minimização e fenômenos de transporte de emissões atmosféricas; transição energética; energy planning management. É coordenador do Laboratório de Engenharia Ambiental e de Energia - LEAE e bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - nível 2. Parecerista AD HOC do CNPq e de livros publicados pela Elsevier - UK. 

Downloads

Publicado

2025-10-20

Como Citar

PERES GOMES, J.; CÉZAR NADALETI, W. Elaboração de um Inventário de Emissões Veiculares para o Município de Pelotas (RS). Revista Thema, Pelotas, v. 24, n. 2, p. 1–14, 2025. DOI: 10.15536/revistathema.24.2025.3577. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3577. Acesso em: 21 out. 2025.

Edição

Seção

Engenharias

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.