Análise química do mármore Matarazzo de Arroio Grande (RS) visando aproveitamento na indústria de ração animal
DOI:
https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3292Palavras-chave:
Cálcio, suinocultura, avicultura, magnésioResumo
Os mármores são rochas metamórficas ricas em cálcio e magnésio que possuem diversas aplicações, como a produção de cimento, correção de pH do solo e nutrição animal. Neste contexto o presente estudo visa analisar a aplicação do mármore Matarazzo da pedreira Fazenda Brasileira, município de Arroio Grande, RS, para a indústria de ração animal. A metodologia empregada consistiu em estudo de campo dos controles geológicos e na realização de análises químicas em amostras de mármores puro e impuro pelo método de Espectrometria de Plasma Acoplado Indutivamente. O teor de cálcio e magnésio das amostras foi aferido com parâmetros nacionais adotados para utilização em nutrição animal e comparados com dados das pedreiras Matarazzo, na mesma região de estudo, e Mônego, município de Vila Nova do Sul, RS. Os dados da pedreira Mônego foi utilizada tendo em vista que o material é comercializado para a finalidade deste estudo. Com base nos dados aferidos e na análise comparativa, verificou-se que o mármore Matarazzo puro é indicado para o aproveitamento na indústria de ração animal, mas é necessário um controle geológico e químico devido a porções heterogêneas do material da região estudada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.