Bússola na Trilha Certa

uma proposta de motivação discente

Autores

  • Cássio Aurélio Suski Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC
  • Hans Peder Behling Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
  • Fernanda Fernandes Rodrigues Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC
  • Anaximandro Dalri Merizio Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC
  • Eduardo Conceição Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC

DOI:

https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3460

Palavras-chave:

Modalidades Esportivas ao Ar Livre, Motivação, Depressão, Estresse, Evasão Escolar

Resumo

O objetivo do projeto foi estimular a prática de modalidades esportivas ao ar livre a fim de reduzir a desmotivação escolar no ensino médio. A metodologia foi dividida em atividades teóricas referentes aos aspectos motivacionais, históricos, técnicas e curiosidades sobre esportes outdoor e de aventura, orientação e navegação (noções de cartografia e bússola) e atividades práticas de hiking, mountain bike e canoagem. Como resultado pode-se perceber um impacto acadêmico relacionado a motivação dos discentes do XXXXXXX e dos parceiros externos no intuito de reduzir a pressão sobre a qual os jovens estão inseridos na atualidade e a possibilidade de relacionar os conteúdos das unidades curriculares com as atividades esportivas e com as atividades laborais, ou seja, um impacto social de estímulo aos discentes a fim de reduzir a depressão, o estresse e a evasão escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cássio Aurélio Suski, Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC

Possui graduação em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001), Mestrado (2004) e Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais na UFSC (2011) e Pós-Doutorado pela Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC em 2020. Atualmente é Professor Pesquisador do Curso Técnico em Mecânica, do Curso de Graduação em Engenharia Elétrica e do Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Clima e Ambiente.

Hans Peder Behling, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Possui graduação em Publicidade e Propaganda, Especialista em Gestão Estratégica de Negócios, Mestre e Doutor em Ciências da Linguagem e Professor do Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística.

Fernanda Fernandes Rodrigues, Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC

Graduada em Psicologia, Mestra em Psicologia e Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Anaximandro Dalri Merizio, Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC

Licenciado em Física, Mestre em Ensino de Ciências Doutorando em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.

Eduardo Conceição, Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC

Técnico em Construção Naval, Licenciado em Educação Física, Mestre em Clima e Ambiente e Docente e Técnico de laboratório de Mecânica no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

Downloads

Publicado

2025-09-23

Como Citar

SUSKI, C. A.; BEHLING, H. P. .; RODRIGUES, F. F. .; MERIZIO, A. D. .; CONCEIÇÃO, E. . Bússola na Trilha Certa: uma proposta de motivação discente. Revista Thema, Pelotas, v. 24, n. 2, p. 1–18, 2025. DOI: 10.15536/revistathema.24.2025.3460. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3460. Acesso em: 25 set. 2025.

Edição

Seção

Ciências Humanas