Estudo de emissões antropogênicas no ciclo de vida de Carroceria Veicular fabricada em aços de nova geração
DOI:
https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3565Palavras-chave:
Carroceria, Análise de Ciclo de Vida, Emissões Antropogênicas, Aços de Nova Geração, Simulação, ConsumoResumo
O objetivo deste artigo é avaliar o ciclo de vida de veículos com carroceria veicular desenvolvida em aços de nova geração (Novo BIW), em comparação com os aços atualmente utilizados (BIW Atual), visando a redução da massa do veículo e das emissões antropogênicas. O método foi baseado na estimativa de emissões antropogênicas por meio de simulação no Módulo GREET2.7, onde o ciclo de vida de veículos com Carroceria desenvolvida em aços de nova geração (Novo BIW), que possuem maior resistência mecânica, foi comparado com o BIW em aços atualmente utilizados (BIW Atual), que possuem menor resistência mecânica, com o intuito de reduzir a massa do veículo e suas respectivas emissões. Como resultado, obteve-se uma redução de 2,65% na massa do veículo, resultando em uma diminuição de 0,11 toneladas de gases de efeito estufa. Da mesma forma, na comparação das emissões simuladas entre o BIW Atual e o Novo, observa-se uma redução nas emissões totais de GEE de 2,8% durante o ciclo de vida dos materiais, de 3,6% durante o ciclo de vida da Carroceria de veículos (BIW, interior, exterior e vidros), 2,04% ao longo do ciclo de vida completo dos veículos e 0,78 ℓ/100 km de consumo. As conclusões mostram que a redução de massa de veículos desenvolvidos em aços de nova geração (Novo BIW) proporciona uma mudança significativa em relação às emissões antropogênicas, principalmente na fase de uso do veículo, devido à redução na queima de combustíveis fósseis. O estudo fornece informações importantes para tomadores de decisão no que diz respeito à mitigação do aquecimento global, uma vez que é essencial reconhecer que os veículos automotores são poluentes significativos do ar.
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