Estudo de emissões antropogênicas no ciclo de vida de Carroceria Veicular fabricada em aços de nova geração

Autores

  • Cássio Aurélio Suski Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC
  • Renan Rosa Ferreira Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC

DOI:

https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3565

Palavras-chave:

Carroceria, Análise de Ciclo de Vida, Emissões Antropogênicas, Aços de Nova Geração, Simulação, Consumo

Resumo

O objetivo deste artigo é avaliar o ciclo de vida de veículos com carroceria veicular desenvolvida em aços de nova geração (Novo BIW), em comparação com os aços atualmente utilizados (BIW Atual), visando a redução da massa do veículo e das emissões antropogênicas. O método foi baseado na estimativa de emissões antropogênicas por meio de simulação no Módulo GREET2.7, onde o ciclo de vida de veículos com Carroceria desenvolvida em aços de nova geração (Novo BIW), que possuem maior resistência mecânica, foi comparado com o BIW em aços atualmente utilizados (BIW Atual), que possuem menor resistência mecânica, com o intuito de reduzir a massa do veículo e suas respectivas emissões. Como resultado, obteve-se uma redução de 2,65% na massa do veículo, resultando em uma diminuição de 0,11 toneladas de gases de efeito estufa. Da mesma forma, na comparação das emissões simuladas entre o BIW Atual e o Novo, observa-se uma redução nas emissões totais de GEE de 2,8% durante o ciclo de vida dos materiais, de 3,6% durante o ciclo de vida da Carroceria de veículos (BIW, interior, exterior e vidros), 2,04% ao longo do ciclo de vida completo dos veículos e 0,78 ℓ/100 km de consumo. As conclusões mostram que a redução de massa de veículos desenvolvidos em aços de nova geração (Novo BIW) proporciona uma mudança significativa em relação às emissões antropogênicas, principalmente na fase de uso do veículo, devido à redução na queima de combustíveis fósseis. O estudo fornece informações importantes para tomadores de decisão no que diz respeito à mitigação do aquecimento global, uma vez que é essencial reconhecer que os veículos automotores são poluentes significativos do ar.

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Biografia do Autor

Cássio Aurélio Suski, Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC

Possui graduação em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001), Mestrado (2004) e Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais na UFSC (2011) e Pós-Doutorado pela Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC em 2020. Participou da gestão do Instituto Federal Catarinense (IFC) como Diretor Geral e Diretor Administrativo do Câmpus Ibirama, assim como atuou como Chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - Campus Itajaí. Atualmente é Professor Pesquisador do Curso Técnico em Mecânica, do Curso de Graduação em Engenharia Elétrica e do Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Clima e Ambiente. http://lattes.cnpq.br/8936682488088262   https://orcid.org/0000-0002-3965-4373

Renan Rosa Ferreira, Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC

Possui graduação (2021) em Engenharia Química pela UNIVALI- (Universidade do Vale do Itajaí). Atualmente é estudante do curso de graduação em engenharia elétrica pelo IFSC- (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina). http://lattes.cnpq.br/8877540967881439  https://orcid.org/0009-0004-1268-7572 

 

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Publicado

2025-10-08

Como Citar

SUSKI, C. A.; ROSA FERREIRA, R. Estudo de emissões antropogênicas no ciclo de vida de Carroceria Veicular fabricada em aços de nova geração. Revista Thema, Pelotas, v. 24, n. 2, p. 1–14, 2025. DOI: 10.15536/revistathema.24.2025.3565. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3565. Acesso em: 10 out. 2025.

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra

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