Novos consumidores e modos de comercialização
a vertente emergente
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V23.2024.224-233.3251Palavras-chave:
e-commerce, geração Z, consumidor 4.0, COVID-19, compras onlineResumo
A pandemia do COVID-19 foi responsável por mudanças na economia, uma vez que o lockdown e o distanciamento social impulsionaram um novo setor econômico: o e-commerce, onde se incluem os aplicativos de delivery. Esse setor já vinha crescendo no Brasil, especialmente entre a Geração Z que também faz parte de um outro grupo, os consumidores 4.0. Para identificar como esse consumidor impacta na utilização dos aplicativos de delivery e sua relação com a Geração Z, foi realizada uma pesquisa descritiva com levantamento bibliográfico de documentos publicados entre os anos de 2008 e 2022. As pesquisas realizadas pelo Instituto QualiBest mostraram que em 2018, 81% das pessoas entrevistadas utilizavam aplicativos de delivery, mas, em 2020, o número é de 92% dos entrevistados. Além de que o aplicativo mais utilizado era o iFood, com 86%, seguido pelo Uber Eats, com 43% e em último lugar estava a 99 Food com 11%. Outra pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) mostrou que 15% dos jovens da Geração Z fazem compras exclusivamente online. O marketplace é a forma mais utilizada, correspondendo a 76%, em seguida estão os aplicativos de delivery, sendo cerca de 53%.
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