Novos consumidores e modos de comercialização

a vertente emergente

Autores

  • Franciele Taís Willig Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, Câmpus Lajeado/RS - Brasil
  • Claudia Wollmann Carvalho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, Câmpus Lajeado/RS - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V23.2024.224-233.3251

Palavras-chave:

e-commerce, geração Z, consumidor 4.0, COVID-19, compras online

Resumo

A pandemia do COVID-19 foi responsável por mudanças na economia, uma vez que o lockdown e o distanciamento social impulsionaram um novo setor econômico: o e-commerce, onde se incluem os aplicativos de delivery. Esse setor já vinha crescendo no Brasil, especialmente entre a Geração Z que também faz parte de um outro grupo, os consumidores 4.0. Para identificar como esse consumidor impacta na utilização dos aplicativos de delivery e sua relação com a Geração Z, foi realizada uma pesquisa descritiva com levantamento bibliográfico de documentos publicados entre os anos de 2008 e 2022. As pesquisas realizadas pelo Instituto QualiBest mostraram que em 2018, 81% das pessoas entrevistadas utilizavam aplicativos de delivery, mas, em 2020, o número é de 92% dos entrevistados. Além de que o aplicativo mais utilizado era o iFood, com 86%, seguido pelo Uber Eats, com 43% e em último lugar estava a 99 Food com 11%. Outra pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) mostrou que 15% dos jovens da Geração Z fazem compras exclusivamente online. O marketplace é a forma mais utilizada, correspondendo a 76%, em seguida estão os aplicativos de delivery, sendo cerca de 53%.

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Biografia do Autor

Franciele Taís Willig, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, Câmpus Lajeado/RS - Brasil

Graduanda em administração na Fundação Getúlio Vargas com bolsa pelo Centro de Desenvolvimento de Matemática e Ciências (CDMC) pelo alto desempenho em olimpíadas de matemática, especialmente a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) ao longo do ensino básico. Tem formação técnica em administração pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense Câmpus Lajeado, tendo participado de projetos com ênfase em matemática, sustentabilidade e ODS e administração.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3761722067717763

Claudia Wollmann Carvalho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, Câmpus Lajeado/RS - Brasil

Graduanda em administração na Fundação Getúlio Vargas com bolsa pelo Centro de Desenvolvimento de Matemática e Ciências (CDMC) pelo alto desempenho em olimpíadas de matemática, especialmente a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) ao longo do ensino básico. Tem formação técnica em administração pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense Câmpus Lajeado, tendo participado de projetos com ênfase em matemática, sustentabilidade e ODS e administração.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2445305613209271

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Publicado

2024-04-03

Como Citar

WILLIG, F. T.; CARVALHO, C. W. Novos consumidores e modos de comercialização: a vertente emergente. Revista Thema, Pelotas, v. 23, n. 1, p. 224–233, 2024. DOI: 10.15536/thema.V23.2024.224-233.3251. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3251. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas