Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade na perspectiva materna

interlocuções educação, saúde e família

Autores

  • Maycon Hoffmann Cheffer Universidade Estadual de Maringá - UEM, Maringá/PR - Brasil
  • Sara Cristina de Oliveira Spasin Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz - FAG, Cascavel/PR - Brasil
  • Camila Maculan Sletten Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz - FAG, Cascavel/PR - Brasil
  • Luana Patricia Weizemann Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz - FAG, Cascavel/PR - Brasil
  • Terezinha Aparecida Campos Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz - FAG, Cascavel/PR - Brasil
  • Maria Aparecida Salci Universidade Estadual de Maringá - UEM, Maringá/PR - Brasil
  • Ieda Harumi Higarashi Universidade Estadual de Maringá - UEM, Maringá/PR - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V23.2024.300-310.3234

Palavras-chave:

Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, atenção primária à saúde, metilfenidato

Resumo

O objetivo deste estudo foi discutir o processo de diagnóstico inicial do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade infantojuvenil e as interlocuções educação, saúde e família sob a ótica materna. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, de abordagem qualitativa, envolvendo 10 mães de crianças e adolescentes diagnosticados com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade em tratamento com Metilfenidato. A coleta de dados ocorreu em fevereiro de 2022 em um município de médio porte no sul do Brasil por meio de entrevistas individuais, submetidas à análise de conteúdo, no software MAXQDA. Emergiram duas categorias: Sinais e sintomas de Déficit de Atenção e Hiperatividade: o papel da escola no pré-diagnóstico do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade infantojuvenil e a Atenção Primária em Saúde como porta de entrada para o diagnóstico e tratamento do transtorno e a medicalização como terapêutica de eleição na atenção especializada. Conclui-se que há uma interface entre educadores, escola, mães, médicos da atenção básica e da atenção especializada para o diagnóstico e tratamento do transtorno.

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Biografia do Autor

Maycon Hoffmann Cheffer, Universidade Estadual de Maringá - UEM, Maringá/PR - Brasil

Doutor em enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Mestre em Biociências e Saúde pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste. Bacharel e licenciado em enfermagem pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste. Docente titular do colegiado de enfermagem do Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz - FAG.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1051908413209717

Sara Cristina de Oliveira Spasin, Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz - FAG, Cascavel/PR - Brasil

Possui ensino-medio-segundo-graupela NEUSA MARI PACHECO(2010). Tem experiência na área de Enfermagem.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8052549703134241

Camila Maculan Sletten, Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz - FAG, Cascavel/PR - Brasil

Possui ensino-medio-segundo-graupela A A P M da Escola Estadual eleodoro Ebano Pereira(2013). Tem experiência na área de Enfermagem.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4324454915598827

Luana Patricia Weizemann, Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz - FAG, Cascavel/PR - Brasil

Atualmente é auxiliar em saúde bucal da Prefeitura Municipal de Cascavel. Acadêmica do curso de enfermagem na Faculdade Assis Gurgacz (FAG).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7379434751791188

Terezinha Aparecida Campos, Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz - FAG, Cascavel/PR - Brasil

Graduada em Enfermagem, com Bacharelado e Licenciatura, Pós-graduada em Saúde Pública e Mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Possui experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Atenção Domiciliar, Saúde Coletiva, Gerenciamento em Enfermagem, Clínica Médico-Cirúrgica, Urgência e Emergência, Unidade de Terapia Intensiva, Atendimento Pré-Hospitalar (APH), Ostomias e Feridas. Foi coordenadora de enfermagem na Unidade de Pronto Atendimento - UPA II e docente no Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz. Atualmente, é professora colaboradora na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), preceptora de Enfermagem no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Familiar da Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel/PR e enfermeira responsável técnica e assistencial no Programa de Atendimento Residencial (PAR).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9916559966603008

Maria Aparecida Salci, Universidade Estadual de Maringá - UEM, Maringá/PR - Brasil

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá (1998). Mestrado em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá (2005). Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015). Pós-doutorado em andamento na Universidad de Burgos, Espanha (2024). Atualmente é Professora do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem UEM - Gestão 2022-2024. Coordenadora do Programa entre Instituições para Qualificação de Profissionais de Nível Superior (PCI) Internacional - Doutorado Internacional do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá (PSE/UEM) com a Universidade Antofagasta (UA), em Antofagasta, Chile (2023). Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem UEM - Gestão 2018-2020 e 2020-2022. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisas em Condições Crônicas (GEPECRON). Coordenadora da Rede de Pesquisa: Rede Brasil - Estados Unidos Covid-19 e Rede de Pesquisa Internacional da Covid-19 e suas complicações. Tutora (Bolsista) do Programa de Educação Tutorial em Saúde (PET-Saúde 2022-2023). Atua nos seguintes temas: condições crônicas, políticas públicas e gerenciamento do cuidado ao indivíduo adulto, idoso e suas famílias nos diferentes contextos da assistência. Consultora ad-hoc de periódicos da área da Enfermagem e saúde.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2173078969887665

Ieda Harumi Higarashi, Universidade Estadual de Maringá - UEM, Maringá/PR - Brasil

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Estadual de Maringá (1986), mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1994) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2003). Atuou como membro suplente e posteriormente, como membro titular da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) do Ministério da Saúde - gestão 2005/2009. Atuou como Professora Efetiva do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá, na área Materno-Infantil, Saúde da Criança, de 1990 a 2020, e na pós-graduação do Centro de Ciências da Saúde (2004-2010) e Enfermagem (2009-atual) na área de Metodologia de Ensino e Bioética. Foi membro do Comitê Permanente de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos da UEM de 2003 a 2012, atuando como presidente do referido comitê por duas gestões, de 2006 a 2009, e de 2009 a 2012. Foi Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem na gestão 2010-2012 e atualmente desenvolve pesquisas na área da saúde da criança, processos educativos em saúde, ética na pesquisa e bioética. Atualmente é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PSE) da UEM e foi coordenadora do Programa por duas gestões (gestão 2014-2016 e gestão 2016-2018), orientando mestrado e doutorado. Foi bolsista Produtividade Fundação Araucária (Edital 21/2012). Aposentou-se em dezembro de 2020, e continua atuando na Pós-Graduação stricto sensu, na condição de pesquisadora/ docente sênior. É bolsista sênior contemplada na chamada de projetos n 07/2023 da Fundação Araucária (2023-2027).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6976115342091985

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Publicado

2024-05-06

Como Citar

CHEFFER, M. H.; SPASIN, S. C. de O.; SLETTEN, C. M.; WEIZEMANN, L. P.; CAMPOS, T. A.; SALCI, M. A.; HIGARASHI, I. H. Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade na perspectiva materna: interlocuções educação, saúde e família. Revista Thema, Pelotas, v. 23, n. 1, p. 300–310, 2024. DOI: 10.15536/thema.V23.2024.300-310.3234. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3234. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Ciências da Saúde