Aplicação da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) para Arquitetura de Computadores na Educação Profissional Técnica
DOI:
https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3169Palavras-chave:
ABP, Metodologias, AutonomiaResumo
Este artigo apresenta os resultados obtidos a partir das respostas dos alunos sobre a aplicação da metodologia ABP – Aprendizagem Baseada em Problemas – em parte do conteúdo da disciplina de Arquitetura de Computadores, utilizando uma sequência didática (SD). O artigo também apresenta e analisa os resultados sobre a aplicação da metodologia ABP e a sua possível contribuição para a formação dos alunos do primeiro ano de uma escola técnica pública, situada no município de Guaíba, Rio Grande do Sul, Brasil, durante o período de março a junho de 2022, em parte do conteúdo da disciplina de Arquitetura de Computadores, especificamente, a construção de circuitos lógicos computacionais a partir da interpretação de tabelas lógicas. Foram selecionadas quatro turmas divididas em dois pares em dois turnos, tarde e noite, em que uma de cada par recebeu o conteúdo formatado em uma sequência didática e aplicada em sala de aula conforme a metodologia ABP. A metodologia de pesquisa utilizada foi mista, com métodos quantitativos e qualitativos em um único estudo, buscando analisar as convergências e as divergências dos dados obtidos nas duas turmas com a metodologia ABP, sendo, para isso, utilizado como instrumento de avaliação o questionário, disponibilizado impresso aos alunos após a aplicação da SD. Este artigo analisa as respostas às perguntas do questionário. Os dados são apresentados através de gráficos e discutidos à luz de alguns autores sobre o tema. Por fim, este artigo apresenta as considerações finais e conclusões acerca da percepção dos alunos sobre como o ABP pode influenciar na aprendizagem.
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