O cuidado do adolescente com obesidade na atenção primária
impacto de um projeto de extensão universitária
DOI:
https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3060Palavras-chave:
Obesidade, Estilo de vida, Educação em saúde, Atenção primária à saúdeResumo
Objetivo: Avaliar o impacto do projeto de extensão Supravita no cuidado de adolescentes com obesidade. Métodos: Estudo de coorte retrospectivo com 26 participantes do projeto Supravita. Avaliaram-se variáveis demográficas (idade e sexo), antropométricas (peso, estatura, IMC, circunferência abdominal e estado puberal), metabólicas (glicemia em jejum, insulina, triglicerídeos, colesterol total, HDLc e LDLc, PCR, ferritina, ácido úrico, TGP e vitamina D) e de estilo de vida (hábitos alimentares e atividade física). Os dados foram apresentados mediante estatística descritiva com cálculo de médias, desvio padrão e mediana. Na análise estatística foram aplicados os testes de Kolmogorov-Smirnoff, Willcoxon e t de student. Resultados: A maioria dos adolescentes que permaneceu em acompanhamento por mais de um ano apresentou redução do IMC (escore-Z) e atendeu a meta de redução de 5% em relação ao IMC no P95. Houve aumento na prática de atividade física (162,12 ±88,07 vs. 213,33 ±82,83 minutos/semana) e melhora do padrão alimentar. O número de consultas variou de 2 a 10 com média de 4,0±2,2 e mediana de 3,0. Conclusão: O projeto foi efetivo no cuidado de adolescentes com obesidade na APS.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.