Construindo o conceito de integralidade em saúde durante aprendizagem interprofissional

Autores

  • Etienne Alessandra Hafemann Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Deisi Maria Vargas Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Antônio Regis Jesus de Carvalho Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Luciane Coutinho de Azevedo Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Michelle Rivail da Silva Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Luana Raimundo Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Marcia de Freitas Oliveira Universidade Regional de Blumenau - FURB

DOI:

https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3470

Palavras-chave:

Integralidade em saúde, educação interprofissional, saúde coletiva, ensino superior

Resumo

A integração de uma equipe de saúde necessita de formação profissional que dê ferramentas para que estimule a prática interprofissional. A construção da capacidade de trabalhar em equipe é necessária para efetivação da integralidade em saúde e para o compartilhamento de saberes e impressões das diferentes áreas sobre as necessidades de saúde dos usuários. O objetivo deste trabalho é apresentar e discutir os resultados alcançados durante o processo metodológico refletivo da aprendizagem interprofissional ocorrida no desenvolvimento da disciplina obrigatória “Processo saúde-doença e integralidade do cuidado” do mestrado profissional em Saúde Coletiva. A disciplina foi planejada seguindo a estratégia metodológica do arco de Maguerez com observação da realidade a partir da pergunta norteadora: “O que você entende por integralidade em Saúde?”. Foram criados mapas mentais antes e depois da etapa de teorização cujas apresentações e discussões foram analisadas segundo o método de análise de conteúdo de Bardin. As categorias identificadas foram integralidade como visão integral do ser humano, integralidade como política pública, integralidade como cuidado singularizado e humanização como ponto essencial da integralidade. Após a reflexão teórica e, a partir dela, do olhar diferenciado para a prática, foram incorporadas as categorias formação profissional, ambiência, educação em saúde e prática interprofissional, categorias mais operacionais e objetivas.

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Biografia do Autor

Etienne Alessandra Hafemann, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Psicóloga formada pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), com especializações em Psicologia Social e Psicopedagogia e Mestre em Saúde Coletiva. Foi bolsista no projeto de extensão PROPET - Saúde Redes de Atenção em Saúde de Blumenau, focado na integração entre ensino e serviço na saúde do envelhecimento saudável. Com ampla experiência clínica em todas as faixas etárias, atua na aplicação de testes psicológicos e psicopedagógicos para elaboração de laudos. Desenvolve projetos sociais e assistenciais envolvendo grupos de crianças e adolescentes. Professora conteudista, contribui para a produção de materiais de educação a distância. Integra o Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Saúde (GIPS) da FURB, vinculado ao CNPq, com foco em psicologia social, envelhecimento saudável e terapias integrativas.

Deisi Maria Vargas, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Graduada em Medicina. Professora titular de Pediatria com área de atuação em Endocrinologia pediátrica da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Atua no ensino de graduação e pós-graduação, pesquisa, extensão e assistência. Em 2006 especializou-se em Ativação de Processos de Mudança no Ensino Superior na Área da Saúde pela FioCruz e em 2018 em Nutrologia Funcional pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). Os temas de maior interesse acadêmico são: densitometria clínica, obesidade infantil, diabetes tipo 1, adolescência e integralidade em saúde.

Antônio Regis Jesus de Carvalho, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Pelotas (1992). Atualmente é médico psiquiatra do Instituto Federal Catarinense. Tem experiência na área de psiquiatria, com ênfase em psicoterapia de orientação analítica.

Luciane Coutinho de Azevedo, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), graduação em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), mestrado e doutorado em Neurociências pela UFSC. Atualmente é professor titular do Programa de Pós Graduação Mestrado em Saúde Coletiva da Universidade Regional de Blumenau (FURB) e professora titular do curso de Nutrição da FURB e Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Tem experiência na área de Nutrição Clínica e Saúde Coletiva, com ênfase em estudos clínicos e epidemiológicos em pessoas com condição crônica. Atua principalmente nos seguintes temas: adolescentes, crianças, condição crônica, estado nutricional e nutrição e nutrição.

Michelle Rivail da Silva, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Possui graduação em Fisioterapia pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2004).

Luana Raimundo, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Enfermeira Especialista em Enfermagem em Nefrologia. Técnica pelo setor de atendimento de pacientes renais agudos na Associação Renal Vida, prestando serviço aos hospitais Santa Isabel e Santa Catarina. Mestranda em Saúde Coletiva pela FURB. MBA em andamento de Gestão da Saúde com Ênfase em administração hospitalar pela Estácio de Sá.

Marcia de Freitas Oliveira, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Possui graduação em enfermagem pela Universidade Gama Filho (1994). Atualmente é professora de enfermagem do CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL BEZERRA DE ARAÚJO, enfermeira de hemodiálise do HOSPITAL EVANGÉLICO e professora de instrumentação cirúrgica - Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro.

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Publicado

2025-10-06

Como Citar

HAFEMANN, E. A. .; VARGAS, D. M.; JESUS DE CARVALHO, A. R.; COUTINHO DE AZEVEDO, L. .; RIVAIL DA SILVA, M.; RAIMUNDO, L.; DE FREITAS OLIVEIRA, M. Construindo o conceito de integralidade em saúde durante aprendizagem interprofissional . Revista Thema, Pelotas, v. 24, n. 2, p. 1–14, 2025. DOI: 10.15536/revistathema.24.2025.3470. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3470. Acesso em: 13 nov. 2025.

Edição

Seção

Ciências da Saúde

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