Um olhar sobre as mudanças e os desafios para a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais de 2019 nos cursos de engenharia

Autores

  • Fabio Telles Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSul, câmpus Passo Fundo/RS – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V22.2023.565-583.2988

Palavras-chave:

Diretrizes Curriculares Nacionais, legislação, engenharia, currículo

Resumo

A organização curricular dos cursos de graduação é fundamentada nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) propostas pelo Conselho Nacional de Educação. Em abril de 2019, foram instituídas novas diretrizes para os cursos de graduação em engenharia. Tendo isso em vista, este artigo buscou avaliar as mudanças apresentadas na nova resolução, a fim de verificar as principais adequações que os cursos de engenharia precisam realizar em seus currículos para alinharem-se às novas diretrizes. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental, utilizando-se da legislação pertinente para verificar as alterações previstas, bem como de artigos e livros para a discussão de aspectos relevantes. O estudo mostrou que as novas DCNs trazem várias alterações importantes com vistas a adequar os cursos ao contexto atual da engenharia. Alguns desafios para a readequação dos currículos e críticas ao direcionamento dado pelas diretrizes também foram analisados à luz da literatura. Espera-se que os apontamentos relatados por esta pesquisa auxiliem no esclarecimento dos pontos mais importantes das novas diretrizes curriculares dos cursos de engenharia.

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Biografia do Autor

Fabio Telles, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSul, câmpus Passo Fundo/RS – Brasil

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de Passo Fundo (2015) e mestrado em Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018). Atualmente é professor de ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, campus Passo Fundo.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1522630098763477 

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Publicado

2023-09-14

Como Citar

TELLES, F. Um olhar sobre as mudanças e os desafios para a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais de 2019 nos cursos de engenharia. Revista Thema, Pelotas, v. 22, n. 2, p. 565–583, 2023. DOI: 10.15536/thema.V22.2023.565-583.2988. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2988. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas