Um olhar sobre as mudanças e os desafios para a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais de 2019 nos cursos de engenharia
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V22.2023.565-583.2988Palavras-chave:
Diretrizes Curriculares Nacionais, legislação, engenharia, currículoResumo
A organização curricular dos cursos de graduação é fundamentada nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) propostas pelo Conselho Nacional de Educação. Em abril de 2019, foram instituídas novas diretrizes para os cursos de graduação em engenharia. Tendo isso em vista, este artigo buscou avaliar as mudanças apresentadas na nova resolução, a fim de verificar as principais adequações que os cursos de engenharia precisam realizar em seus currículos para alinharem-se às novas diretrizes. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental, utilizando-se da legislação pertinente para verificar as alterações previstas, bem como de artigos e livros para a discussão de aspectos relevantes. O estudo mostrou que as novas DCNs trazem várias alterações importantes com vistas a adequar os cursos ao contexto atual da engenharia. Alguns desafios para a readequação dos currículos e críticas ao direcionamento dado pelas diretrizes também foram analisados à luz da literatura. Espera-se que os apontamentos relatados por esta pesquisa auxiliem no esclarecimento dos pontos mais importantes das novas diretrizes curriculares dos cursos de engenharia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.