Contribuições e desafios da gamificação no ensino de línguas

uma revisão de escopo na literatura internacional

Autores

  • Rafael Antonio Ferreira da Silva Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Bagé/RS - Brasil
  • Valesca Brasil Irala Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Bagé/RS - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V23.2024.405-425.2749

Palavras-chave:

habilidades linguísticas, plataformas, gamificação

Resumo

A aprendizagem de línguas adicionais, na atualidade, mostra-se cada vez mais interligada aos meios tecnológicos. Sendo assim, a gamificação, ainda que não se restrinja às questões tecnológicas, dada à popularização dos dispositivos móveis, emerge no cenário educacional como uma possibilidade para motivar e engajar os estudantes de diferentes idiomas através de diversas plataformas. Com isso, esta pesquisa objetiva relatar, a partir de uma revisão de escopo, as contribuições e os possíveis desafios da gamificação para o ensino de línguas nas pesquisas internacionais, a partir de artigos publicados entre os anos de 2014 e 2021 indexados na base de dados Web of Science. Dos 65 artigos analisados, foram obtidos os seguintes resultados: vocabulário e gramática são os aspectos mais preponderantes nas propostas de gamificação analisadas, além da utilização de plataformas comerciais para tal fim; há uma forte relação entre a gamificação e a motivação pautada nas pesquisas produzidas e também, um grande número de trabalhos aponta a relação entre gamificação e aprendizagem nas pesquisas analisadas. Para concluir, reforça-se a necessidade de desenvolvimento de mais trabalhos neste campo, especialmente a criação de plataformas locais e a diversificação de pesquisas que foquem na aprendizagem de diversas línguas, já que a língua inglesa é a mais investigada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Antonio Ferreira da Silva, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Bagé/RS - Brasil

Licenciado em Letras - Inglês, Espanhol e respectivas literaturas pela UNIPAMPA. 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2156196784243190

Valesca Brasil Irala, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Bagé/RS - Brasil

Professora Associada 3 na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Doutora em Letras (Linguística Aplicada), pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e fez seus estudos de Pós-doutorado na Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, na Universidad de la República (Uruguai). Atualmente atua no curso de graduação em Letras (Línguas Adicionais - Inglês e Espanhol) e no Mestrado Acadêmico em Ensino (MAE), no campus Bagé.  É líder do Grupo de Pesquisa sobre Aprendizagens, Metodologias e Avaliação (GAMA/registrado no Diretório de Grupos do CNPq), que apresenta uma perspectiva inter e transdisciplinar. Seus atuais interesses de pesquisa são: evasão, retenção, engajamento e avaliação no Ensino Superior. 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7316864301240506

Downloads

Publicado

2024-06-20

Como Citar

SILVA, R. A. F. da; IRALA, V. B. Contribuições e desafios da gamificação no ensino de línguas: uma revisão de escopo na literatura internacional. Revista Thema, Pelotas, v. 23, n. 2, p. 405–425, 2024. DOI: 10.15536/thema.V23.2024.405-425.2749. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2749. Acesso em: 12 jul. 2024.

Edição

Seção

Linguística, Letras e Artes