Português na China

os números do ensino superior

Autores

  • Manuel Duarte João Pires Sun Yat-sen University

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V21.2022.602-614.2442

Resumo

Ao longo dos últimos anos o ensino de Português no ensino superior da China tem registado um crescimento considerável em termos de instituições, professores e estudantes. Apesar desta realidade, a tarefa de quantificar os elementos pertencentes a esta área de estudos enfrenta algumas dificuldades devido a razões logísticas relacionadas com a dimensão do território e do número de instituições do ensino superior chinês. Através de uma pesquisa documental e exploratória este estudo tem como principal objetivo sistematizar e efetuar uma leitura dos números que dão a conhecer a situação do Português no ensino superior chinês. As principais conclusões permitem verificar: um grande aumento do número de estudantes e professores em relação a números divulgados em estudos anteriores; a categorização dos professores por nacionalidades; o rácio professor-aluno; a distribuição dos alunos segundo o tipo de cursos que frequentam; e vários outros dados comparativos entre a China continental e Macau.

Palavras-chave: Português; China; ensino superior; dados quantitativos; análise exploratória.

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Publicado

2022-07-11

Como Citar

PIRES, M. D. J. Português na China: os números do ensino superior. Revista Thema, Pelotas, v. 21, n. 3, p. 602–614, 2022. DOI: 10.15536/thema.V21.2022.602-614.2442. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2442. Acesso em: 4 mar. 2024.

Edição

Seção

Linguística, Letras e Artes