Português na China
os números do ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V21.2022.602-614.2442Resumo
Ao longo dos últimos anos o ensino de Português no ensino superior da China tem registado um crescimento considerável em termos de instituições, professores e estudantes. Apesar desta realidade, a tarefa de quantificar os elementos pertencentes a esta área de estudos enfrenta algumas dificuldades devido a razões logísticas relacionadas com a dimensão do território e do número de instituições do ensino superior chinês. Através de uma pesquisa documental e exploratória este estudo tem como principal objetivo sistematizar e efetuar uma leitura dos números que dão a conhecer a situação do Português no ensino superior chinês. As principais conclusões permitem verificar: um grande aumento do número de estudantes e professores em relação a números divulgados em estudos anteriores; a categorização dos professores por nacionalidades; o rácio professor-aluno; a distribuição dos alunos segundo o tipo de cursos que frequentam; e vários outros dados comparativos entre a China continental e Macau.
Palavras-chave: Português; China; ensino superior; dados quantitativos; análise exploratória.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.