Estudo da integral definida por meio de problemas interdisciplinares do Cálculo com a Físico-Química
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V21.2022.274-288.2359Resumo
Esta pesquisa tem por objetivo investigar como a resolução de problemas, com base na interdisciplinaridade entre o Cálculo e a Físico-Química, contribui para o ensino e aprendizagem do conceito de integral definida. Relatamos, neste artigo, uma experiência desenvolvida junto a 25 estudantes do curso de Engenharia Química de uma instituição de ensino superior pública e federal do Rio Grande do Sul, matriculados na disciplina de Cálculo A. A Resolução de Problemas de George Polya foi considerada como aporte teórico e metodológico. O estudo teve uma abordagem qualitativa em que as produções dos alunos foram analisadas e organizadas em duas categorias: conhecimentos mobilizados pelos alunos em relação ao conceito de integral definida e dificuldades apresentadas por eles na resolução dos problemas. Os resultados evidenciaram que os problemas propostos contribuíram para a compreensão do conceito de integral definida e da importância dos conhecimentos da Matemática para entender os fenômenos e as teorias associadas à formação profissional, tornando o conteúdo mais significativo para o aluno e despertando o interesse e uma participação ativa nas aulas de Cálculo.
Palavras-chave: Integral definida; resolução de problemas; interdisciplinaridade; Cálculo; Físico-Química.
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