Estudo da integral definida por meio de problemas interdisciplinares do Cálculo com a Físico-Química

Autores

  • Janice Rachelli Universidade Federal de Santa Maria
  • Vânia Bolzan Denardi Universidade Federal de Santa Maria
  • Vanilde Bisognin Universidade Franciscana

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V21.2022.274-288.2359

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo investigar como a resolução de problemas, com base na interdisciplinaridade entre o Cálculo e a Físico-Química, contribui para o ensino e aprendizagem do conceito de integral definida. Relatamos, neste artigo, uma experiência desenvolvida junto a 25 estudantes do curso de Engenharia Química de uma instituição de ensino superior pública e federal do Rio Grande do Sul, matriculados na disciplina de Cálculo A. A Resolução de Problemas de George Polya foi considerada como aporte teórico e metodológico. O estudo teve uma abordagem qualitativa em que as produções dos alunos foram analisadas e organizadas em duas categorias: conhecimentos mobilizados pelos alunos em relação ao conceito de integral definida e dificuldades apresentadas por eles na resolução dos problemas. Os resultados evidenciaram que os problemas propostos contribuíram para a compreensão do conceito de integral definida e da importância dos conhecimentos da Matemática para entender os fenômenos e as teorias associadas à formação profissional, tornando o conteúdo mais significativo para o aluno e despertando o interesse e uma participação ativa nas aulas de Cálculo.

Palavras-chave: Integral definida; resolução de problemas; interdisciplinaridade; Cálculo; Físico-Química.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janice Rachelli, Universidade Federal de Santa Maria

Professora do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Franciscana

Mestre em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarian

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria

Vânia Bolzan Denardi , Universidade Federal de Santa Maria

Professora do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Franciscana

Vanilde Bisognin, Universidade Franciscana

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro

Downloads

Publicado

2022-04-13

Como Citar

RACHELLI, J., BOLZAN DENARDI, V. ., & Bisognin, V. (2022). Estudo da integral definida por meio de problemas interdisciplinares do Cálculo com a Físico-Química. Revista Thema, 21(1), 274–288. https://doi.org/10.15536/thema.V21.2022.274-288.2359

Edição

Seção

Ciências Humanas